Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

Falso Unicórnio

Chamaelirium luteum.

Essa planta nativa da América do Norte é considerada pela tradição popular um excelente tônico para o útero.

Descrição: Chamaelirium é um gênero botânico pertencente à família Melanthiaceae, também conhecido como helônias, com hastes longas , curvas que crescem 12 a 40 centímetros de comprimento e são cobertas com choques cônicas de flores que vão do branco ao rosa pálido roxo, no estado selvagem, durante anos foi uma planta ameaçada de extinção, devido a colheita para fins medicinais.

Parte usada: A maior parte dos princípios ativos se encontram na raiz.

Origem : Estado Americano do Mississípi, era utilizada pelas mulheres nativas americanas. Existe referências no formulários nacional americano do uso do falso unicórnio como tônico uterino no período de 1916-1947.

Ações principais: Estrogênico, tônico uterino, possui princípios ativos como saponinas esteróides, helonin , oxalato de cálcio , amido e diosgenin livre. Na medicina popular as saponinas esterodias são consideradas precursoras do estrogênio.

Indicações :

Saúde da mulher : O falso unicórnio ainda carece de investigação mais apurada sobre suas propriedades, mas muitos acreditam que seja um remédio valioso para problemas ginecológicos, sobretudo "melhora do funcionamento dos ovários," (Lowdermilk, 25) falta de menstruação, menstruação dolorida e demais irregularidades da menstruação, assim como na prevenção do aborto. Também é um remédio para os enjoos matutinos, quistos nos ovários, desequilíbrio hormonal, e baixa fertilidade. Essas indicações são baseadas principalmente no relato popular, principalmente dos nativos americanos.

Falso Unicórnio

Modo de usar : Tintura em quantidade de 2 a 4 ml por dia, geralmente é usado em combinação com outras ervas, "como flores de trevo vermelho, folhas de urtiga, dongquai, ervade são joão e chasteberry." (Lowdermilk, 100). "Toma-se a tintura de 10 a 20 gotas por dia." (ROMM, 243)

Contra Indicações e Cuidados:

Durante a gravidez, tomar apenas quando recomendado por um médico ou fitoterapeuta. Acredita-se que possa causar irritabilidade e sentimentos de desânimo e grandes doses podem causar intoxicação cardíaca.

Bibliografia :

Enciclopédia brasileira mérito: , Volume 5 - Editôra Mérito S. A., 1967

Lowdermilk, Deitra Leonard, Shannon E. Perry., Saúde da Mulher, Enfermagem Obstétricia. Elsevier Brasil, 2011.

Gillanders, Ann., Reflexologia Para Mulheres , Editora Pensamento, 2006.

ROMM, AVIVA JILL , BEATRIZ SIDOU., Cura Natural Para Bebes E Crianças., Editora Ground, 1999.


Dieta  de 21 dias