Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

PROPRIEDADES MEDICINAIS DO FIGO DA ÍNDIA

Opuntia ficus-indica

Essa planta de uso milenar, é utilizada inclussive em tratamento estéticos, sendo a base de muitos remédios cosméticos.

Descrição: Planta da família das Cactaceae, também conhecida como tabaibeira, figueira-da-barbária, figueira-da-índia, figueira-do-diabo, figueira-do-inferno, palma forrageira, palma, tuna.

Arbústo suculento, de coloração verde acizentada, as folhas são pequenas e as flores são amarelas ou laranja, seus frutos são alaranjados e possuem alto teor de ferro, fibras e vitamina A. Por isso No nordeste do Brasil já foi incluída na merenda escolar dos estudantes. (LAURENCE, p. 551)

Parte utilizada: Frutos, artículos.

Origem : Haiti, e foi assimilado pela cultura espanhola desde os anos 1500.

Benefícios: Sua decocção tem efeito diurético (GONSALVES, p. 100)

A fruta assada no forno é útil no combate a asma e outras Afecção das vias respiratórias

O suco do figo da Índia é ótimo para aliviar problemas de tosse, também favorece o trabalho de intestino preguiçoso, agindo como laxante natural.

A cactina presente na fruta, atua como tônico cardíaco, tornando mais amplas e fortes as contrações.

Na parte estética, pode ser utilizada na limpeza de pele e como tônica para pele seca, pois das sementes da planta é extraído um óleo muito utilizado em produtos cosméticos.

O extrato de figo da Índia, ingerido cinco horas antes de beber, ajuda a reduzir os efeitos da ressaca. (CLAYTON, p. 50)

Figo da Índia

Propriedades medicinais: Adstringente, antiasmática, antidiarreica, antiescorbútico, antiprostática, antirreumático, antitussígena, cardiotônica, colagoga, digestiva, diurética, emoliente, estimulante medular, hidratante, hipoglicêmica, maturativa, mucilaginosa, sedativa, vermífuga.

Princípios Ativos: Carboidratos, proteínas, vitaminas A, B1 e B12; a polpa dos frutos contém 47% de água, 37% de substâncias glicogênicas, 7% de proteínas, 6% de sementes, 0,8% de cinzas, 0,02% de lipídeos, substâncias pécticas, sacarínicas, nitrogenadas solúveis e insolúveis e gomosas; os artículos contém glicosídeos, gomas, sais solúveis, albuminoides, resinas.

Modo de usar:

Infusão: 1 colher de sopa de flores em ¼ de litro de água quente.

Abafa, aguardar esfriar, adoçar com mel. Tomar 2 xícaras ao dia.

Utilizar o mesmo também para tratamento da pele, ódios na forma de cataplasmas: maturativo, emoliente, hidratante.

Veja também :

Assita um vídeo do Globo Rural sobre a produção do figo da Índia.

Bibliografia :

CLAYTON, David J. e Laura Vanderkam. Como Ser Saudável Sem Ser Um Chato!. Alegro, 2006.

GONSALVEZ, Paulo Eiró. Frutas que curam. MG Editores, 2001

LAURENCE, J. Biologia - Ensino médio. São Paulo: Nova Geração, 2005