Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

FREIXO ESPINHOSO

Zanthoxylum Clava-Herculis

O freixo-espinhoso, um apreciado remédio fitoterápico na América do Norte, tem sido usado para inúmeros problemas, inclussive dor de dente.

Descrição: Planta da família das Rutaceae, também conhecida como clave de Hércules ou espinheiro cinza do sul.

É uma árvore espinhosa e aromática, cresce de 10 à 17 metros de altura, sendo pequena de caule espinhoso(SIMONINI,62), as folhas são glabras e coriáceas, compostas pinadas, 20 à 30 centímetros de comprimento, com 7 à 19 folíolos, cada folheto tem 4 à 5 centímetros de comprimento.

As flores são dioicas , em panículas de até 20 centímetros de comprimento, cada flor pequena tem 6 à 8 milímetros de diâmetro, com 3 à 5 pétalas brancas.

O fruto é uma cápsula dual valvulada, com diâmetro de 6 milímetros com uma superfície áspera, e contendo vários pequenas sementes negras.

Origem: Nativo do sudeste dos Estados Unidos.

História: Usada junto com o americanum Zanthoxylum, é chamada de "árvore de dor de dente" ou "língua formigando" por causa do entorpecimento da boca, dentes e língua induzida pela mastigação em suas folhas ou casca, ou esfregado nas gengivas a fim de aliviar dor de dente.(ZEINES,259)

Propriedades medicinais: Analgésico, antirreumático, diaforético, anti-inflamatório, estimulante circulatório, antibacteriano e estimulante da transpiração.

Princípios ativos : furanocoumarina, queleritrina.

Indicações:

Problemas reumáticos e artríticos: Ao estimular o fluxo sanguíneo e a eliminação de produtos residuais, pode aliviar sintomas reumáticos resultantes de tensão muscular ou má circulação. Pode ser especialmente útil no alívio de problemas músculo esqueléticos crônicos, como a fibromialgia. Geralmente é preferível combiná-lo com remédios anti-inflamatórios ou antirreumáticos, como a ulmária (Filipêndula ulmaría).

Má circulação : freixo espinhoso, um dos melhores remédios para a má circulação, estimula o fluxo sanguíneo arterial. Tomado várias semanas ou meses, com remédios como o noveleiro (Viburnum opulus), pode melhorar bastante o afluxo de sangue às mãos e aos pés. Pode ser útil em problemas como síndrome do canal cárpico, claudicação intermitente, Síndrome de Raynaud, varizes e hemorroidas.

Bibliografia :

Árvores, Guia Prático., tradução Lúcia Simonini., Nobel, 1999.

ZEINES, Victor., Boca Saudavel,corpo Saudavel., Editora Ground., 2000.

Veja a taxonomia do gênero zanthoxylum ;

Zanthoxylum ailanthoides
Zanthoxylum alatum
Zanthoxylum americanum
Zanthoxylum beecheyanum
Zanthoxylum bifoliolatum
Zanthoxylum bungeanum
Zanthoxylum caribaeum
Zanthoxylum clava-herculis
Zanthoxylum coreanum
Zanthoxylum coriaceum
Zanthoxylum dipetalum
Zanthoxylum fagara
Zanthoxylum flavum
Zanthoxylum hawaiiense
Zanthoxylum hirsutum
Zanthoxylum kauaense
Zanthoxylum martinicense
Zanthoxylum monophyllum
Zanthoxylum nitidum
Zanthoxylum oahuense
Zanthoxylum parvum
Zanthoxylum piperitum
Zanthoxylum planispinum
Zanthoxylum punctatum
Zanthoxylum sancho
Zanthoxylum schinifolium
Zanthoxylum simulans
Zanthoxylum spinifex
Zanthoxylum subserratum
Zanthoxylum thomasianum


Dieta  de 21 dias