Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

FREIXO, A ÁRVORE.

Fraxinus excelsior

Árvore de origem européia, utilizada na tradicionalmente na medicina natura, como em casos de retenção de líquidos.

Descrição: Planta da família das Oleaceae, pertence, como a oliveira, o lilás, o jasmineiro, o alfenheiro e o aderno, que é constituída por mais 400 espécies., que cresce em bosques e beiras de rio.(MOREIRA,193)

É uma bela árvore dos climas europeus, podendo atingir 25 metros de altura, seu tronco é esbelto, à sua casca branda e acinzentada, aos seus ramos frágeis e à sua folhagem graciosa.

As folhas são características, isto é, dividem-se num número ímpar de folíolos não peciolados, e surgem tardiamente, no mês de junho, muito depois das flores.

Sua madeira flexível e resistente serviu durante muito tempo de matéria-prima para o fábrico de esquis; atualmente, é ainda muito utilizada em trabalhos de marcenaria.

Indicações: colesterol, dor, envelhecimento, gota, hálito, litíase, nevralgia, reumatismo, ureia, estimla a produção de insulina.

Estimula a circulação venosa, utilizada em casos de edemas, celulite, retenção de líquidos, má circulação e varizes.

Outrora, atribuía-se à sua madeira, aplicada sobre as mordeduras de serpente, o poder de evitar o envenenamento.

Princípios Ativos: heterósidos cumáricos, açúcares, resina, áciálico, vitaminas C e P, tanino, sais minerais, pigmentos.

Propriedades: adstringente, febrífuga (casca), diurético, laxativo, inti-inflamatório, sudorífico, tônico.

Freixo

Colheita : É necessário colhê-las jovens, ainda recobertas pelo revestimento ligeiramente aderente e açucarado, e retirar o pecíolo antes de as secar; com as folhas prepara-se um chá considerado uma verdadeira bebida de rejuvenescimento.

Bibliografias :

BELES, João., Plantas Medicinais que Emagrecem., Leya, 2014

MOREIRA, Frederico., As plantas que curam: cuide da sua saúde através da natureza., Ryoki Inoue Produções, 1971


Dieta  de 21 dias