Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

Fucus para Emagrecer

Fucus vesiculosus

Descrição: Planta da família das Algae, também conhecida como alga marinha, sargaço ou bodelha (BUNN,257), trombolho, estalos, esgalhota, bodelha, limo-bexiga, favado-mar (PEREIRA,40). Uma alga marinha pertencente ao grupo de algas multicelulares.

O fucus, um vegetal marinho de águas frias, absorve grandes quantidades de minerais da água do mar, com níveis significativos de iodo, o mineral mais responsável por estimular o funcionamento da tiroide, tem sido recomendada a sua integração em dietas para perder peso.

Parte utilizada: Talos secos. (CABRAL,155)

Origem: Encontrada nas costas do Mar do Norte, Mar Báltico e Oceanos Atlântico e Pacífico.

Princípios Ativos: Ácido algínico, polissacarídeos, polifenol, bromo, iodo, potássio, sódio, vitaminas, minerais, aminoácidos.

Propriedades medicinais: Laxativo, antiácido.

Indicações: Bócio, escrófula, obesidade, soltar o intestino (GUEDES,205).

Contraindicações/cuidados: Não usar na gravidez e no aleitamento. Não associar a aspirina, tosse e frio.

Modo de usar: Extrato seco: 1-1,5 g/dia.

Perda de peso e hipotireoidismo

Ainda não há confirmação científica, mas a utilização da bodelha sugere que ela é um suplemento eficaz em dietas para perder peso em casos em que a tiroide é pouco ativa o que causa pouca vitalidade, estado de espírito depressivo, baixo funcionamento mental, aumento de peso e sensibilidade ao frio.

Favorece uma reversão rápida dos sintomas quando a atividade da tiroide está apenas um pouco abaixo do normal ou quando a falta de iodo é o problema principal. Tratar distúrbios da tiroide pode ser muito complicado, sendo aconselhável consultar um profissional.

Outros usos - Contendo minerais como o iodo, o silício, o zinco e o cobre, a bodelha está ligada à baixa atividade da tiroide e à carência de minerais.

Também favorece a elasticidade e a saúde global das artérias. Dado o seu sabor não muito agradável, é melhor tomá-la em cápsulas ou comprimidos.

A bodelha alivia sintomas artríticos e reumáticos quando estão ligados à baixa atividade da tiroide. Sendo segura na dose normal, pode ter efeitos negativos sobre a tiroide. Também pode estar contaminada por metais pesados, pelo que o controle da qualidade é essencial.

História :

Plínio descreveu o fucus com o nome Quecus marina que era então utilizada para as dores das articulações.

Muito utilizada no século XVIII para o tratamento da asma e das doenças de pele, sendo seu uso abandonado no início do século XIX quando Curfois descobre o iodo em 1811.

Fucus

Taxinomia do gênero :

Fucus atomarius (Woodward) Bertoloni
Fucus ceranoides L.
Fucus chalonii Feldmann
Fucus cottonii M. J. Wynne & Magne
Fucus crispus
Fucus distichus L.
Fucus evanescens C.Agardh
Fucus furcatus Stackhouse, 1801
Fucus guiryi G. I. Zardi, K. R. Nicastro, E. S. Serrão, G. A. Pearson
Fucus gardneri P. C. Silva
Fucus lagasca Clemente, 1807
Fucus mytili Nienburg
Fucus nereideus Lightfoot
Fucus radicans L. Bergström & L. Kautsky, 2005
Fucus serratus L. — com bordo serrado
Fucus spermophorus L.
Fucus spiralis L. — enrolada em espiral
Fucus tendo L.
Fucus vesiculosus L. — apresenta vesículas de gás
Fucus virsoides J. Agardh

Bibliografia :

BUNN, Karl., Glossário da Medicina Oculta de Samael Aun Weor., Editora Samael Aun Weor, 2012.

CABRAL, Célia, João Rui Pita, Lígia Salgueiro., Plantas medicinais: entre o passado e o presente: a colecção de fármacos vegetais da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (séculos XIX-XX) - Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press, 2014 .

GUEDES, Maria Helena., O Chimarrão Na Índia! - Clube de Autores, 2015.

PEREIRA, Leonel., Guia Ilustrado das Macroalgas - Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press, 2009

Dieta  de 21 dias