Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

GARRA DO DIABO

Harpagophytum procumbens

Tradicionalmente, esta erva é muito usada na África meridional, de onde é oriunda, para febre, dores de estômago e doença reumática. Ê também um dos remédios naturais mais validado pela ciência para distúrbios reumáticos e artríticos.

Descrição : Planta da família das Pedaliaceae. Planta perene muito folhosa, com um sistema radicular ramificado e rebentos prostrados com até 1,5m de comprimento. Folhas pecioladas, lobadas, opostas ou alternas. As partes aéreas da planta secam no inverno. As raízes principais têm seções obtusas quadrangulares, cobertas por uma camada corticenta. As raízes se estendem por 1 ,5m ao redor da planta e até 6 cm de profundidade: As flores solitárias crescem em curtos pedículos na axila das folhas. As pétalas são rosa pálido. As cápsulas da semente são bivalvulares, ovais e achatadas. Têm uma linha dupla de apêndices elásticos, com ganchos em formato de ancora. A cápsula tem até 50 sementes escuras com superfície rugosa,

Habitat: E nativa da África do Sul e Namíbia até às savanas e o Kalahari.

História: E planta cujo uso se expande mundialmente.

Parte utilizada:Raízes secundárias secas.

Princípios Ativos: Ácido oleanólico, ácido ursólico, ácidos fenólicos, ácido clorogênico, ácido cinâmico, arpagídeo, acido cinámico livre, açúcares, aminoácidos, steroli, óleo, resina. glucosídeos iridóides, harpagosídeo, procumbídeo, fitoesteróis, triterpernos, flavonóides, lutoelina, kaempferol, harpagoquinona, glicose, sacarose, rafinose.

Propriedades medicinais: Analgésica, anti-reumática, antiartrítica, antiespasmódica, antiinflamatória, anti-reumática, cicatrizante, colagoga, colerética, depurativa, estimulante digestivo, estimulante sistema linfático, febrífuga, fibromiosite, hepatoprotetora, hipocolesterolêmica, periartrite.

Garra do Diabo

Indicações: Ácido úrico, artrite reumatóide, aumentar defesas do organismo, colecistite, colelitíase, colesterol, desintoxicar o fígado, melhorar funções hepáticas, dispepsia, dor (articulações, reumatismo, artrite, gota), gota, hipercolesterolomia, hiperlipidemia, inflamação, obesidade, osteoatrite, reumatismo, tendinite.

Uso pediátrico: Em dores da artrite reumatóide juvenil, febre reumática e dores nas cartilagens de conjugação.

Uso na gestação e na amamentação: Não há informações da sua farmacocinética ou sobre seu Uso nestas condições.

Efeitos colaterais: não provoca efeitos secundários significativos, mesmo em doses mais elevadas.

Contra-indicações: Em úlceras estomacais ou duodenais, pelo efeito à estimulação da secreção dos sucos gástricos.

Posologia: Adultos: 10 a 20m I de tintura divididos em 2 ou 3 doses dianas, diluídos em água; 29 de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de raízes em decoto até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs: Compressas do infuso podem ser feitas nas articulaç6es doloridas., A raiz triturada pode ser usada para a preparação de ungüentos.

Precauções: A planta não causa efeitos colaterais: pode apresentar efeito sensibilizador.

Farmacologia: A garra do diabo estimula a produção de suco gástrico e é coléterica. Efeitos antiinflamatórios, analgésicos e antiartríticos foram demonstrados em experiências com cobaias.

Estudos farmacológicos recentes em humanos indicaram que seu mecanismo de ação envolve a Inibição de certos mecanismos de biossíntese. Uma melhora nos sintomas de artrite e reumatismo foram demonstradas em estudos controlados. Seu efeito gastrointestinal não foi comprovado ainda.

Talvez o melhor remédio natural para dores nas articulações e nos músculos, o harpagófito alivia a dor e a inflamação artríticas, abrandando ou impedindo o agravamento dos sintomas. Os extratos de harpagófito podem ser eficazes no alivio de dores artríticas nos joelhos, ancas e costas; já fez reduzir o uso de anti-inflamatórios não-esteróides convencionais. Esta erva pode ser útil na osteoartrite, gota, fibromialgia e dores nas costas. Deve ser tomada antes de os sintomas exigirem atenção, sobretudo se também se fizerem alterações adequadas na alimentação. Remédio amargo, a tintura ajuda a estimular o apetite e a absorção.

Modo de usar:

- O emplasto ajuda a aliviar dores e rigidez provocadas por artrose nas ancas, nos joelhos e na coluna vertebral;

- As raízes em decocção são aplicadas contra as dores reumáticas, problemas digestivos e febres;

- A ação da garra do diabo foi avaliada em estudos clínicos com extratos titulados e unificados em arpagosídeo a 80% para o dosar de 350-700mg, 3 vezes ao dia.

 


Ajude Plantas Que Curam a difundir a saúde pela natureza, divulgando nosso site nas redes sociais.

Nosso site é um serviço oferecido de forma gratuita, mais se caso você desejar contribuir com nosso trabalho, pode fazer uma doação pelo sistema pagseguro do Universo On-line.