Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

GINSENG BRASILEIRO OU FÁFIA

Pfaffia iresinoides

Descrição : da família das Amaranthaceae. Planta de ramos moles e nodosos nas articulações, que procuram suporte. As folhas são opostas, mambranáceas, simples e inteiras. As flores pequenas surgem nos ramos terminais. A parte subterrânea é tuberosa, apresentando uma parte caule e a outra raiz, que atinge porte elevado. O seu plantio é feito por estaca de galho ou por depaços da raiz com gema. Não apresenta exigências quanto ao solo e clima, cescendo nos campos, no interior das matas e as longo dos cursos dos rios. A colheita da parte subterrânea deve ocorrer após 4 a 6 anos dfo palntio e o terreno não deve ser reutilizado para nova cultura, num período de 10 a 15 anos. Diminui a tensão superficial, como o sabão, o que facilita a ação de todas as outras substâncias acima.

Pesquisas recentíssimas, realizadas pela Universidade de São Paulo, no Laboratório de Oncologia Experimental da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, de verifica que o ácido pfáfico atua inibindo crescimento de tumores, o que pode levá-la a ser usada no tratamento do câncer.

Aconselha-se usá-la em pó da raiz na quantidade de 5 a 10 g ou por decocção da raiz (10g também) ao dia. Há cápsulas no mercado.

Origem : Regiões tropicais e substropicais. Nasce em todo o Brasil

Modo de conservar : As raízes tuberosas devem ser muito bem lavadas, em seguida fatiadase se cas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Armazenar em vidros bem tampados, em ambiente seco e arejado, ao abrigo da luz solar. Após a secagem, podemm ser moídas, para a transformação em pó semifino.

Principios Ativo : Vitaminas A, B2, B3, B12, C, D, E, F, ácido pfáfico, fosfosídeos, estigmasterol (hormônio), sitosterol (outro hormônio), alantoína (bom cicatrizante de feridas), fósforo, cálcio, potássio, aminoácidos, mucilagem e saponinas (foram descobertas seis, por Kamadawa, na Escola de Farmácia da Universidade de Hokuriku, Japão).

Ginseng

Propriedades : A pfáffia é excelente fonte de hormônios. É uma planta pouco estudada no exterior, onde é tido como usável em caso de esterilidade masculina, à semelhança do Panax ginseng (Ginseng), este sim bastante conhecido.

É chamado "ginseng" porque suas raízes são também semelhante a uma figura humana, shen, em chinês, (o Hen shen ou Ginsheng, em chinês é seu nome).

Para o povo, é droga estimulante físico e psiquicamente, apoiadora em caso de injúria (estresse), cefaléia de origem digestiva, além de ser útil em caso de depressão leve e antifadigosa.

Cicatrizante, antitóxica e analgésica e potencializadora da ação da insulina, fortalece o coração, melhorando a circulação.

Ativa a formação de glóbulos sangüíneos, brancos e/ou vermelhos, portanto é útil para aumentar a defesa orgânica e ajudar na cura de anemia por falta de ferro, se isto for causado por pouca celularidade.

Pesquisas mostram que ela restaura também o formato das células sangüíneas e pode ajudar muito na anemia falciforme. Indicada também como miorrelaxante. Vendida como afrodisíaco pelos hervanários, já que é grande estimulante geral, inclusive sexual, além de antiestressante.

Indicação : Dor de cabeça, cefaléia, anemia, fadiga, estresse, aumentar força muscular, diminui tremores pessoas idosas, inflamação, varizes,

Câncer em carater experimental, inibindo o crescimento de células tumorais.

Toxicologia : Se doses maiores forem fornecidas pode ocorrer nervosismo, pressão alta, diarréia, insônia (pois é estimulante) e erupções na pele. Todos o medicamentos, fitoterápicos ou não, podem ter efeitos adversos se não forem usados convenientemente, daí o risco de medicar-se sem orientação de um médico.

 


Modo de Usar

Antifadiga Colocar uma colher de sobremesa de raiz fatiada (ou uma de pó) em uma chávena e adicionar água fervente. Abafar por dez minutos, esperar esfriar um pouco e coar. Tomar uma chávena em jejum pela manhã e outra à noite.

Antifadiga e antianêmica Colocar três colheres de sopa de raiz fatiada ou duas colheres de pó em uma garrafa de vinho branco seco. Deixe macerar por uma semana, agitando o vaso de vez em quando e coe. Tomar um cálice de duas a três ao dia, antes das principais refeições.

Tônico Em uma chávena, colocar uma colher de sobremesa de pó de fáffia e uma de pó de guaraná, adicionando-se água fervente. Abafado, por dez minutos, amorne-se e cope-se. Tome-se uma chávena após o desjejum e outra à tarde.

Cefaléia, estresse Raiz fatiada (duas colheres de sopa) ou uma de pó, dever ser colocada em uma chávena de álcool de cereais a 60 %. Deixando-se tudo em maceração por dez dias, coe em pano, espremendo bem o conteúdo. Tome de dez a quinze gotas ou uma colher de chá em pouco de água, duas vezes ao dia (uma pela manhã e outra a noite).

Antifadiga, ativador da formação da parte branca e vermelha do sangue Em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de raiz fatiada ou 1 colher de chá de pó e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, espere amornar e coe. Tome 1 xícara de chá, 2 vezes ao dia, sendo uma de manhã, em jejum, e outra à tarde.

Tônico e estimulante físico e psíquico, dor de cabeça, anemia Em 1 xícra de chá, coloque 1 colher de sobremesa de pó e 1 colher de chá de pó do guaraná e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, espere amornar e coe. Tome 1 xícara de chá de manhã, após o desjejum e outra à tarde.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO SITE :

Formulação Caseira de Vinho Medicinal de Fáfia.

Formulação Caseira de Pó de Fáfia.

Formulação Caseira de Extrato alcoólico da fáfia




Ajude Plantas Que Curam a difundir a saúde pela natureza, divulgando nosso site nas redes sociais.

Nosso site é um serviço oferecido de forma gratuita, mais se caso você desejar contribuir com nosso trabalho, pode fazer uma doação pelo sistema pagseguro do Universo On-line.