Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

GIRASSOL MEXICANO

Tithonia diversifolia

Trata-se de uma planta arbustiva e forrageira, muito usada em cercas vivas,cujo diversos estudos apontam para o seu uso medicinal , e curiosamente como auxiliar no tratamento da dependência química.

Descrição : Planta da família das Asteraceae, também conhecida como mão de Deus, titônia , flor do Amazonas, boldo-japonês, titonia, margaridão amarelo.

É uma planta anual, arbustiva, semi-herbáceo, vigoroso, ereto, ramificado e dependendo da região anual, que atinge de dois a três metros de altura, com hastes lenhosas eretas e às vezes na forma de arbustos lenhosos.

As flores são de cor laranja.

No Brasil, pode ser encontrada ao longo de rodovias e em terrenos baldios, sendo considerada planta invasora, por seu porte arbustivo, tem um uso um pouco diferente de outras floríferas de jardim.

Ele é ideal para pequenas cercas vivas, utilizada em diferentes países na alimentação de gado bovino, ovino e caprino, ou como complemento nutricional para os animais.

Utilizada: Folhas.

Origem : Ocorre da América Central até as índias ocidentais, tendo sido naturalizada nos trópicos.

Propriedades : Anti-inflamatória, antimalárica.

Indicações: Distúrbios hepáticos e gástricos, entorses, fraturas, hematomas, contusões e para o tratamento do diabetes.

No sul da China são usadas para tratar doenças de pele (como o pé de atleta ), suores noturnos , como um diurético , hepatite, icterícia e cistites .

Eles são vendidos em fitoterapia mercados em Taiwan a ser infundido para melhorar a função hepática. É a flor da província de Mae Hong Son Província , Tailândia . É o símbolo não oficial do Da Lat cidade, Vietnã .

Modo de usar: Infusão: 1 folha por xícara de água quente. Abafar por 10 minutos. Tomar após às refeições.

Girassol Mexicano

O Girassol Mexicano no Combate as Drogas :

O Girassol Mexicano pode ser usado para atenuar a síndrome de abstinência a drogas psicotrópicas em dependentes químicos, como álcool e tabaco e outras. Recomenda-se secar as folhas e triturá-las até se obter um pó, que deve ser peneirado e guardado em vidros ao abrigo da luz; colocar uma pequena pitada deste pó na ponta da língua nos momentos de maior vontade de usar as drogas das quais querem se livrar , até seis vezes ao dia.

Contra Indicações e Cuidados : Recentemente estudos toxicológicos em ratos revelaram que o uso oral e prolongado das folhas provocam lesões nos rins e no fígado, estes fatos mostram a necessidade de mais estudos sobre a toxicidade desta espécie.

Farmacologia : O extrato de folhas de Tithonia diversifolia apresentou atividade anti-edematogênica, analgésica e anti-inflamatória induzida por carragenina em camundongos, corroborando um de seus usos populares. O componente tagitinin C mostrou-se eficaz contra o Plasmodium falciparum, causador da malária, em um estudo in vitro. O extrato de lavagem glandular das folhas apresentou um potente efeito contra a Leishmania major, causadora de leishmaniose, devido a seus constituintes principais, as lactonas sesquiterpênicas.

Girassol Mexicano

Princípios Ativos :

Schuster et al. (1992) afirma que nove novos sesquiterpenos lactones foram isolados: oito germacranolideos e um eudesmanolideo elucidadas por método de espectroscópio.

Bordoloi et al. (1996) diz que um novo ácido artemísico foi isolado do caule e da raiz de Tithonia diversifolia.
Segundo Kuo et al. (1997) foi determinado, por método de espectroscópio, Diversifolo [4-alpha-hidroxi-4-beta-dimethil–7-beta (metil 1E-propenoate)-trans– decaninel] e um eudesname sesquiterpeno isolado de folhas de Tithonia diversifolia.

Pereira et al. (1997) identifica em Tithonia diversifolia dois novos heliangolideos em adição ao heliangolideo tagitinin F e 1,2-epoxitagitinin C, um conhecido guaianolideo e o flavone hispidulim.

Segundo Kuo et al. (1998) dois novos compostos, um germacrane sesquiterpeno, 1 acetiltagitinin A (1), e um guaianane sesquiterpeno, 8 beta- isobutiriloxicumambranolide (2), foram isolados de folhas de Tithonia diversifolia juntamente com dois compostos conhecidos metil 3 alpha-acetoxi-4alpha-hidroxi- 11(13)-eudesmem-12-oate e tagitinin A.

Kuo et al., (1999) identificou diversifolide (4, 15-dinor-3-hidroxi-1(5)- xanthen-12, 8-olide), um recente dinorxanthane sesquiterpeno e um novo chromone, 6-acetil–7–hidroxi-2,3-dimethilchromone, juntamente com quatro compostos conhecidos: 2-deacetil–11 beta, 13 – dihidroxixanthinin, 2-acetil-2,2 dimethilchromene, 6-acetil-7-hidroxi-2,2-dimethilcromene e 6-acetil-7-methoxi- 2,2 dimethilcromene foram isolados da raiz de Tithonia diversifolia.

Dieta  de 21 dias