Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

GIRASSOL

Helianthus annuus

Descrição : Da família das Compostas, planta, cujo caule atinge até 3 metros de altura, porém existem variedades anãs, que não passam de 45 centímetros. O seu caule é ereto e grosso, podendo ser simples e sustentar uma única inflorescência, ou possuir diversos ramos na parte superior, cada um com uma inflorescência de menor tamanho. O seu caule, os ramos e as folhas recobram-se de pelos ásperos e rígidos. as folhas são largas, ovais, opostas, pecioladas e ásperas, e apresentam um sabor muito amargo. As inflorescências assemelham-se a margaridas gigantes e têm de 20 a 70 centímetros de diâmetro, com pétalas amarelas nas flores femininas ou laranja e o miolo avermelhado nas flores hermafroditas. As sementes são frutos aquênios, produzidos em grande quantidade no miolo das inflorescências, sendo a parte mais utilizada da planta. reproduz-se por sementes, preferindo solos profundos, férteis, com boa drenagem e acidez média e fraca. É resistente à seca e às baixas temperaturas. Produz bem em climas tropicais, subtropicais e temperados. A característica singular da espécie é que as inflorescências se voltam para a direção da luz solar, e vão girando sobre a pedúnculo ao longo do dia. As inflorescências devem ser colhidas e colocadas para secar, após o que retirando-se os frutos sementes.

Partes utilizadas : Sementes.

Habitat: É originário da América Central, hoje é cultivado em quase todo o mundo, especialmente com finalidades alimentares.

História: Foi levado para a Europa pelos espanhóis em1569, e de lá se espalhou pelo mundo inteiro.

Princípios ativos: Triglicerídeos: ácido linoleico, ácido oleico e palmítico; Esteróides: campesterol, colesterol, B-sitosterol; Aminoácidos: betaína, colina, histidina.

Plantio : Multiplicação: sementes;

Cultivo: Planta originária das Américas, cultivada a mais de 3000 anos. Exige solos profundos e férteis, sem acidez, secos. Responde bem a irrigação nos períodos sem chuvas. O espaçamento é de 1 metro entre sulcos e 50 centímetros entre plantas. A adubação deve ser com húmus à base de 2 Kg por metro de sulco;

Colheita: Colhem-se as folhas, e a semente quando esta estiver madura.

Origem : América Central. Foram os espanhóis que , em 1569, levaram o girassol para a Europa de onde se espalhou para todas as partes da Terra. Hoe é cultivado nos Estados Unidos, Itália, França, Hungria e argentina.

Propriedades : Vulnerária, febrífuga, tônica, cardíaca, estomáquica, antinevrálgica.

Girassol

Modo de conservar : As folhas, flores e frutos devem ser secos à sombra e ao ar livre. Guardar em sacos de papel ou pano, em separado.

Indicações : Muito utilizada em acalmar dores de cabeça e distúrbios nervosos. Sua semente produz óleo rico em gorduras polinsaturadas, recomendada aos que precisam evitar o colesterol.

Princípios Ativos : Glicosídeos e histiolina.

Posologia: Adultos: Emplastro de folhas frescas, vaporizadas em água quente, Uso tópico em lesões da pele: Emplastro de sementes piladas, Uso tópico em lesões da pele. Farinha de sementes torradas como suplemento nutritivo; 8g de sementes (1 colher de sopa para cada xícara de água) em decocto para Uso interno, como aperiente, nutritivo e tônico; Tintura das flores femininas (pétalas amarelas) ou tintura das folhas, 2,5 a 5ml diluídos em água 2 a 3 vezes ao dia nas afecções febris e estomacais: Crianças: Tomam de 1/6 até Y, da dose.

MODO DE USAR

Antigripal; expectorante; diurético; febres intermitentes; afecções estomacais : coloque 2 colheres de sopa de folhas fatiadas em 1 xícara de chá de álcool de cereais a 60%. Deixe em maceração por 8 dias, em local quente. Coe e armazene em vidro escuro. Tome 1 colher de café, diluído em um pouco de água, 2 vezes ao dia.

Contusões; escoriações; úlceras; feridas : aplique a tintura acima na parte afetada, com um chumaço de algodão, até a completa cicatrização.

Febras (malária); afecções pulmonares; afecções de garganta; tônico estimulante : coloque 2 colheres de sopa de flores femininas amarelas em 1 xícara de café de água fervente. Amasse as flores, coe e acrescente 1 colher de sopa de conhaque. Armazene em um vidro conta-gotas. Tome 1o gotas, diluídas em um pouco de água, de 2 a 3 vezes ao dia.

Debilidade orgânica geral; dores de cabeça ; coloque 1 colher de sopa de frutos sementes em 1 xícara de chá de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos. Coe e acescente 1 colher de café de mel. Tome 1 xícara de chá, 3 vezes ao dia.

Abrir o apetite de crianças : misture 1 colher de sobremesa de frutos sementes com 1 colher de sobremesa de mel e amasse. Coma antes das principais refeições.


Dieta  de 21 dias