Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

GRAMA COMUM

Agropyrum repens

Descrição : Planta da família das Gramíneas, também conhecida como gramacanina, grama-da-tosse, grama-dos-nervos, capim de Burro (graminha, pata de galinha, grama comum ou grama fina) - apresenta o rizoma mais grosso que o da grama, porém suas propriedades medicinais são semelhantes. Cresce nas zonas tropicais e subtropicais da América e é usada como forragem, relva ou para fixação de terrenos.

Parte utilizada: Rizoma e raiz.

Propriedades : Diurética, antisséptica, anti-inflamatória, depurativa, sudorífico e emoliente.

Indicações : Combate cálculos urinários, gota, artritismo, celulite, febre, cistite, uretrite.

Princípios Ativos : Glicídios e mucilagem.

Toxicologia : Não encontrada até o momento,porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso

Modo de usar: -

infusão de 30 g de rizoma subterrâneo (ou raiz) em 1/2 litro de água por 1 hora. Tomar aos poucos várias vezes ao dia. Pode ser usado igualmente na forma de xarope. - tintura mãe alcoólica: 1 a 20 gotas, em água. - extrato de 4 g de raiz fresca, 2 g de fruta fresca de Serenoa serrulata em cada 30 ml de água: tônica, nutriente geral, sedativo irritações e inflamações das mucosas do nariz, garganta e brônquios, nefrite, uretrite comum e de gonorreia, cistite, irritabilidade de vesical, estrangúria, disúria, atrofia das mamas, ovários, útero, próstata. Tomar 5 ml, seguido por um gole de água, 4 vezes por dia.

Grama

Dieta  de 21 dias