Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

GUALTÉRIA

Gaultheria procumbens

Descrição : Planta da família das Ericaceae, também conhecida como pirola e chá do Canadá.

Planta aromática e suave ao tato, seus falhos crescem eretos a partir de caules rasteiros ou subterrâneos. A maioria das folhas nasce em ramos na extremidade dos galhos e são ovaladas, mais estreitas na base, com pecíolo curtos e margens ligeiramente enroladas para trás e serrilhadas.

As flores crescem nas axilas dos pecíolos e geralmente são solitárias, mas não é incomum aparecer duas juntas. O fruto é vermelho brilhante e apresenta cinco lóbulos.

Parte utilizada: óleo extraído das folhas.

Princípios Ativos: metilsalicilato, salicina. triacontani, aldeído, álcool e éter.

Propriedades medicinais: Analgésica, antirreumática, anti-inflamatória, estomáquica, estimulante, diurética, carminativa e enemagoga.

Indicações: gastrite, neuralgia, ciática, pleurodinia, dor muscular, dor de cabeça, dores reumáticas e ciática. A infusão pode ser usada como ducha vaginal no caso de leucorreia.

Contraindicações/cuidados: gravidez e lactação.

Efeitos colaterais: doses elevadas pode causar envenenamento, provocando vômito, dor estomacal, respiração difícil.

Gualteria

Dieta  de 21 dias