Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

GUINE PIPI

Petiveria alliacea

Descrição : Da família das Fitoláceas, Também conhecida como erva-pipi, raiz de guiné, tipi e pipi. Planta perene, lenhosa, que atinge até 1 metro de altura. As folhas são curtas, alternas e pecioladas. As flores são sésseis, pequenas, verdolengas e se apresentam na forma de espigas finas. Os frutos apresentam ganchinhos que agarram no pelo dos animais. Todo o vegetal possui um forte aroma de alho, daí o seu nome cientifico alliancea. Reproduz-se por sementes, não necessitando de solo específico, mas tem de ser bem drenado, à meia sombra da luz solar. O seu plantio deve ser feito na época das chuvas e a colheita, seis meses após o plantio.

Partes Utilizadas : Raiz e folha.

Modo de Conservar : As raízes devem ser secas ao sol e as folhas, à sombra e em local ventilado. Devem ser guardadas em sacos de papel ou de pano.

Origem : América tropical, se desenvolvendo muito bem em todos os estados do Brasil.

Propriedades : Analgésica, antimicrobiana e antirreumática.

Indicações : Cáries, amolecimento da raiz do dente, dores reumáticas, dores da coluna, contusões. Cólicas.

Princípios Ativos : Óleo essencial, saponinas, taninos , flavóides, cumarinas, substâncias alcoólicas sulfurada.

Guiné Pipi

contraindicação : Pode provocar a menstruação.

Utilização :

Afecções bucais ( evita cáries dentárias, age contra o amolecimento da raiz do dente e fortalece a gengiva; infecções da garganta, amigdalite, faringite e laringite : coloque 1 colher de sopa de folhas secas picadas e 1 colher de sobremesa de raiz picada em 1 xícara de chá de água em fervura. Desligue o fogo, espere amornar e coe. Ainda morno, faça gargarejos ou bochechos, 2 vezes ao dia.

Dores reumáticas, de coluna, braços, lombares e de cabeça : coloque 2 colheres de sopa de raiz picada em 1/2 litro de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, deixe esfriar e coe. Faça aplicações no local afetado, com um chumaço de algodão.

Contusões; traumatismos : em um pilão, coloque 2 colheres de sopa de folhas frescas. Amasse bem e es palhe em u pano ou gase. Aplique no local afetado.

Afecções bucais, afecções da garganta; reumatismo; imunoestimulante : coloque 2 colheres de sopa de folhas e raízes picadas em 1 xícara de chá de álcool de cereais a 50%. Deixe em maceração por 3 dias. Coe em um pano e esprema bem o resíduo. Tome 1 colher de café, diluído em um pouco de água, 2 vezes ao dia, bem como, aplique o líquido no local afetado, fazendo uma ligeira massagem.


Ajude Plantas Que Curam a difundir a saúde pela natureza, divulgando nosso site nas redes sociais.