Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

HORTELÃ VERDE

Mentha spicata

Famosa erva rica em menthol é matéira prima de muitas pastas de dentes, essa erva é útil no combate aos vermes.

Descrição : Planta da família das Lamiaceae, também conhecida como menta verde (CAVALCANTE). Quando se fala em hortelã, a hortelã-verde, a hortelã-pimenta e o poejo são as espécies mais importantes do gênero Mentha, porém a hortelã-peluda também é muito comum em nosso pais. (BUNN)

Partes utilizadas : folhas inteirasou cortadas e óleo essencial.(TAVARES)

História : As hortelãs tem sido usadas e valorizadas desde o início da história da humanidade, É citada na bíblia junto com a erva-doce e o cominho, no dízimo pago pelos fariseus. Ela aparece em todas as pesquisas de antigas que chegam até nós, seja elas do Egito, Grécia, Roma, ou nos períodos medievais e pré-colombianos. Durante o período do renascimento era usada para clarear os dentes e ainda hoje é ingrediente de muitas pastas de dente (TAVARES).

Curiosidades : Segundo Gerard a hortelã tem um cheiro que alegra o coração do homem, e na Inglaterra no século XVII, era espalhada nos tribunais para proteger os juízes dos germes e do mau cheiro quando os presos chegavam das prisões imundas. Por causa de seu cultivo antigo e moderno a hortelã é considerada uma fugitiva dos jardins, crescendo selvagem nos campos e seguindo os cursos de água natural.

Uso medicinal: vermes, diarreia e cólicas.

Composição química : Os principais componentes químicos são os aromáticos transanetol, estragol, metil cavicol, anisol, anis aldeído, anis acetona, limonete, linalol e ácido anísico, cumarinas, flavonoides, rutina, pectina, colina, mucilagens e oxalato de cálcio.

Propriedades : O óleo essencial e os flavonóides são responsáveis pela ação antiespasmódica e e estimulante das secreções gástricas. (TAVARES), també possui propriedades estimulantes, carminativas, diuréticas e antitérmica.

Bibliografia :

BUNN, Karl., Glossário da Medicina Oculta de Samael Aun Weor., Editora Samael Aun Weor, 2012.

CAVALCANTE, Rogério., Fitodontologia - 1 Edição, Clube de Autores, 2009.

TAVARES, Ana Cristina, Mónica R. Zuzarte, Lígia R. Salgueiro., Plantas aromáticas e medicinais: escola médica do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, 2ª Edição - Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press, 2010.

Hortelã
Hortelã- folhas Hortelã - ervas Hortelã - planta

Dieta  de 21 dias