Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DA HORTELÃ PIMENTA

Plectranthus amboinicus

Descrição Botânica: Planta das Lamiaceae (CAVALCANTE), herbácea ou subarbustiva, anual, ereta, de 50 cm a 1,0 cm de altura, caule muito ramificado, quadrangular, revestido de penugem fina e curta.

Folhas opostas, quebradiças, ovadas ou romboformes, de 4 a 10 cm de comprimento, serreadas, cobertas de pelos em ambas as páginas, verde brilhante a superior e verde acinzentado a inferior; Inflorescência em espiga no ápice dos ramos ou na axila das folhas roxas claras, inseridas num eixo.

Partes utilizadas : Folhas frescas.

Indicações e utilização: Afecções respiratórias: asma, bronquite, gripe, febres, rouquidão; Antisséptico bucal e da garganta; Dores de ouvido; Epistaxe e hemoptíase.

Habitat: Originária da Ásia, vegeta em quase todo o país, rústica, mas exigente quanto a solo e sombreamento. (CAVALCANTE - 2)

História: É usado como condimento, em substituição à hortelã comum, ao qual se assemelha em sabor. Também tem tradição como peitoral e béquica.

Planta da família das : lamiacear.

Também conhecida como : hortelã grauda, hortelã grossa, malvão, malvariço, malvarisco.(CAVALCANTE)

Uso pediátrico: As mesmas indicações.

Uso na gestação e na amamentação: Não há relatos sobre sua farmacocinética nestas condições, porém

Posologia: Folhas frescas, mascadas, como antisséptico bucal e da garganta; Suco de 13 a 16g diários de folhas frescas, centrifugadas se possível, divididos em 2 ou 3 tomadas; Com o suco de 30 a 40 das folhas frescas se preparam balas e xaropes, para afecções respiratórias, que são usados até 5 vezes ao dia; Pode-se fazer o emplastro das folhas maceradas sobre os pulmões; As folhas também são usadas em inalações.

Princípios ativos: Mucilagens; óleos essenciais: timol (1), carvacrol, cariofileno, bergamopteno, a-humuleno, a-terpineol.

Hortelã
Hortelã- folhas Hortelã - ervas Hortelã - planta

VEJA TAMBÉM EM NOSSO SITE :

Receita Caseira de Chá do Malvarisco.

Receita de Assepsia Caseira do Chá do Malvarísco.

Xarope caseiro da courama-branca com malvarisco

Bibliografia :

1 - Plantas da Amazônia: medicinais ou mágicas? : plantas comercializadas no Mercado Municipal Adolpho Lisboa.,Valer Editora, 2003

CAVLCANTE, Rogério., Plantas da Amazônia, 2. Edição, Rio Branco, Clube dos Autores, 2007.

CAVALCANTE, Rogério., Fitodontologia - Clube de Autores, 2009

Dieta  de 21 dias