Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

MENTA DE CHEIRO

Menta piperita

Descrição : Da família das Labiadas, também conhecida como hortelã de cheiro, hortelã de folha miúda, hortelã de tempero, hortelã pimenta e menta. Planta perene, com rizoma lenhoso e caule quadrangular. As folhas são opostas, providas de um curto pecíolo e com margens dentadas. As flores são de coloração lilás ou brancas, reunidas em espigas terminais. O cálice das flores é rico em pelos glandulares, repletos de óleo essencial. Sua reprodução é por estaca de rizoma ou estolão, pois raramente produz sementes. A época mais indicada para o plantio é o período das chuvas, embora possa ser plantada em qualquer época do ano. Prefere locais sombreados e não é exigente quanto ao clima. O solo deve ser fofo, úmido, bem drenado, rico em matéria orgânica e bem cuidado. A colheita das folhas e flores é feita quando do início da floração.

Plantio : Multiplicação: reproduz-se por estacas, rizomas (mudas), principalmente; Cultivo: prefere clima frio, embora adapte-se bem em qualquer clima. O plantio se faz a qualquer época. Prefere solos ricos em matéria orgânica; não suporta solos ácidos. É exigente em termos de água, por isso deve-se irrigá-la com frequência; Colheita: 60 dias após o plantio, colhe-se as folhas durante o ano todo, para serem utilizadas de preferência verdes.

Partes Utilizadas - Flores, folhas e sementes

Origem : Regiões temperadas do globo.

Hortelã
Hortelã- folhas Hortelã - ervas Hortelã - planta

Modo de conservar : As folhas e as flores são secas à sombra e em local ventilado. Armazenar em vidros ou porcelana, com renovação anual.

Propriedades : Antifungosa, anti-inflamatória, analgésica, anestésica e antiespasmódica. Calmante e digestivo.

Indicações : Seu suco, puro ou com um dentinho de alho, ajuda a combater os vermes intestinais.

Princípios Ativos : Óleo essencial (terpenos), aldeídos e taninos , resinas, flavonoides, ácidos, carotenos, vitaminas e outros.

Modo de usar :

Infusão de 5 ou 10 gramas de folhas picadas, secas ou frescas, respectivamente, em 1 litro de água. Tomar 1 xícara de chá 3 vezes ao dia como vermífugo.

Folhas secas - ingerir 10 à 16 folhas por dia, em 3 doses, às refeições, por 5 ou 10 dias, como vermífugo.

- triturar folhas secas e peneirar, misturar uma colher de café do pó com mel. Tomar 3 vezes ao dia, durante 7 dias. Para crianças, usa-se a metade da dose. Vermífugo com alho - amassar 3 ou 4 folhas frescas e um dente de alho, colocar numa xícara de chá, acrescentar água fervente, tampar e deixar esfriar, coar e servir. 1 vez por dia, 1/2 hora antes do café da manhã, durante 5 dias.

Toxicologia : Pode causar insônia.



Analgésico estomacal e intestinal : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, coe e acrescente 1 colher de sobremesa de suco de limão. Tome 1 xícara de chá, entre as principais refeições.

Refrescante; digestivo; estimulante das funções cardíacas : coloque 2 colheres de sopa de folhas e flores e 1 pedaço pequeno de pau de canela em 1 copo de álcool de cereais a 50%. Deixe em maceração por 8 dias. Coe e acrescente 1 xícara de chá de água fria e 4 colheres de sopa de açúcar cristal. deixe em repouso durante 30 dias, agitando o líquido de vez em quando. Tome 1 cálice, 2 vezes ao dia, antes das principais refeições.

Digestivo; calmante estomacal; gases intestinais : coloque 3 colheres de sopa de folhas e flores em 1 xícara de chá de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por 8 dias e coe. Tome 1 colher de café, diluído em um pouco de água, 3 vezes ao dia.

Cólicas, estomacais e intestinais; azia; gastrite : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas e flores, 2 colheres de sopa de folha de guaçatonga picada e adicione água fervente. Abafe por 5 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá 10 minutos antes das principais refeições.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO SITE.

Receita Caseira de Inalação do Chá da Hortelã Japonesa.

Receita de Sumo da Hortelã Rasteira.

Chá da Erva Cidreira com Hortelã Japonesa.

Dieta  de 21 dias