Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

JABUTICABEIRA

Myrtus cauliflora.

Essa pequenina fruta tropical brasileira tem surpreendido os pesquisadores devido as suas propriedades medicinais e estéticas, desde o colágeno para a redução das rugas até substâncias que podem ajudar no tratamento do câncer.

Descrição : Da família das Myrtaceae, também conhecida como jabuticaba, jaboticaba, jaboticabeira, jabuticaba-açu, jabuticaba-do-mato, jabuticaba-paulista, jabuticaba-sabará, jabuticabeira.

Árvore ou arbusto de altura média, folhas lustrosas, avermelhadas quando jovens, que passam a verde. Flores brancas, frutos redondos, negros, brilhantes, de paladar muito agradável que cresce grudada aos troncos e ramos da jabuticabeira.

Habitat : Esta fruta silvestre é típica da Mata Atlântica.

Propriedades medicinais da Jaboticaba

Adstringente, nutritiva.

Benefícios da Jaboticaba.

Asma, deficiência vitamínica, diarreia, inflamação, inflamação da pele, ajuda na queima de gordura e no bom funcionamento do sistema nervoso central. A fruta é rica em antocianinas, um tipo potente de antioxidante que atua na eliminação de moléculas instáveis de radicais livres, ou seja, é ótima para prevenir rugas.

Princípios Ativos

Rica em sais minerais, cálcio, fósforo, ferro, vitamina B3, potássio, magnésio, niacina e antocianinas. Possui as antocianidinas, substâncias que protegem as células.

Modo de usar : 15 gramas para um copo de água fervente. Na culinária para a fabricação de doces, sucos, geleias, licores e até mesmo vinho.

Contra Indicações

Os diabéticos devem tomar cuidado, pois contém bastante açúcar. Pessoas com excesso de peso devem consumir com moderação.

Pé de Jaboticaba com os frutos maduros

A Jaboticaba e a cura do câncer.

Estudo realizados pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) , encontrou evidências que que o consumo da Jaboticaba, pode prevenir o câncer de próstata e a leucemia. O estudo realizado com ratos visa desenvolver terapia com a fruta para auxiliar no tratamento dessas doenças.

O Estudo é coordenado por Mário Roberto Maróstica Junior, pesquisador da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. Esse acredita que a fruta possua propriedades que combatem a produção de células cancerígenas, e sua casca é rica em compostos fenólicos, que dão a tonalidade escura à fruta e atuam diretamente em duas etapas do desenvolvimento de células do câncer.

"A propriedade antioxidante da jabuticaba combate os radicais livres responsáveis pela primeira etapa da multiplicação das células, a chamada primeira fase. Já na segunda, as substâncias da fruta inibem a ação de enzinas que acabam por gerar as células anômalas" é o que dizem os estudos.



Talvês isso possa lhê interessar:

VEJA ESSE EXCELÊNTE ARTIGO DE GUILHERME COUTINHO - SOBRE OS BENEFÍCIOS DA JABOTICABA PARA A SAÚDE E PARA A BELEZA.

Bibliografia:

BRUNO, Ernani Silva - Equipamentos, usos e costumes da casa brasileira: Alimentação - EdUSP, 2000.

CAVALCANTI, Rogério. Fitodontologia - 1. Edição, Rio Branco/AC, Clube dos Autores, 2013. Página 171.

SEABRA, Julio, Inglez Souza, Aristeu Mendes Peixoto, Francisco Ferraz de Toledo - Enciclopédia agrícola brasileira: I-M - EdUSP, 1995. Página 128.

MACEDO, Joaquim Manuel de - Noções de corographia do Brasil - Rio de Janeiro, Typ. Franco-Americana, 1873



Dieta  de 21 dias