Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

JAMBOLÃO 

Eugenia jambolana

Descrição : Planta da família das Mirtáceas, també conhecido como jamelão, jalão, jambú, jambuí, azeitona-do-nordeste.

Árvore de até 10 metros de altura de copa ampla, muito ramificada. Folhas lisas e brilhantes. Flores creme ou brancas. Pode chegar aos 10 metros de altura em sua maturidade e produz frutos com um formato semelhante ao das azeitonas cor roxo avermelhada, quase negra.

Partes Utilizadas : casca, flores e sementes

Origem: Índia, tendo se adaptado bem ao Brasil, especialmente à região nordeste.

História: Segundo a tradição hindu, o deus Rama alimentou-se somente desta fruta na floresta por 14 anos durante o seu exílio de Ayodhya. Devido a isto, muitos hindus denominam o jamelão como o "fruto dos deuses".Krishna e deuses da mitologia hindu foram descritos como tendo a pele da cor do jamelão

Propriedades : antibacteriana, antidisentérica, anti-hemorrágica (casca) e antidiabética.

Indicações :

O Cancer: As antocianinas, substâncias presentes na fruta por causa de sua cor roxa, combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce das células, mantendo a saúde de todo o organismo.

Segundo Daniella Dias, antocianinas também tem uma função muito importante: matar células leucêmicas, baseado na investigação dos efeitos do extrato de jambolão, que levou à morte cerca de 90% das células leucêmicas, em paralelo, foram testadas as aplicações em células sadias e a morte dessas não passou de 20%.

Outro fitoquímico presente no fruto é utilizado para proteger a saúde, como o polifenol, prevenir e tratar as doenças crônicas e não transmissíveis, como as doenças cardiovasculare,. possivelmente pelo aumento de consumo de compostos antioxidantes, que protegem nosso organismo dos carcinogênicos que entram em contato diariamente com nosso corpo, podendo causar a mutação de nossas células.

A Diabetes: Os registros de que o uso do jambolão para controlar a glicemia é antigo, antes mesmo da descoberta da insulina e que muitas pessoas o utilizem para este fim, seja a fruta ou a casca e as folhas, em chá. Estudos mostraram os efeitos do jambolão no metabolismo da glicose e mostram a eficácia da planta em ratos diabéticos, mas, em se tratando dos efeitos em humanos, o extrato e o chá não parecem ter eficiência comprovada.

Portanto seu uso no tratamento de diabetes não é indicado de forma isolada, pois pode ser prejudicial. Embora existam relatos isolados de casos de tratamento de diabetes com o jambolão, como relata o senhor Amiltom Coitinho em seu site, nos comentários do site existem relatos de outros casos. Lembrando que esses casos não são oficiais, e foram conduzidos pela responsabilidade e empirísmo das pessoas que o empregaram.

Princípios Ativos : antocianinas, polifenol, eugenol, jambosina, antimelina, limoneno, cariofileno, homuleno, ácido gálico e taninos .

Modo de usar: o fruto costuma ser consumida in natura, mas também pode ser usada em compotas, doces, licores, vinho, vinagre, geléias, tortas



Arvore de Jambolão com frutos maduros.

Bibliografia:

CAMPOS, Daniela Dias Palombino de., Extração, Purificação e Isolamento de Antocianinas de Jambolão (Syzygium cuminii) e Avaliação dos seus Efeitos Biológicos - 2006 - BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE QUÍMICA, UNICAMPI.

NEGRI, Giuseppina - Diabetes melito: plantas e princípios ativos naturais hipoglicemiantes - Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo – SP

Dieta  de 21 dias