Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

JANAÚBA MEDICINAL

Himatanthus drasticus

Descrição : Planta da família das Apocynaceae. Possuidor de folhas obovadas, oblongas e acuminadas, flores alvas em corimbos terminais e folículos corniculados com sementes aladas. Também conhecida como janaguba, janauba, dona-joana, raivosa, jasmim-manga, sabeú-una, tiborna, sucuúba, angélica da mata e banana de papagaio.

Parte utilizada: casca, latex.

Origem : Brasil, no estado da Bahia.

Princípios Ativos: açúcares, glicosídio iridóide plumieride, triterpenóides.

Propriedades medicinais: Antifebrífico, antiinflamatório, cicatrizante, estimulante do sistema imunológico, vermicida.

Indicações: vermes intestinais, febre, regras irregulares, infertilidade feminina, úlcera gástrica, câncer de pulmão, câncer linfático, luxação de articulação, machucaduras, herpes.

Modo de usar: - decocção da casca ou látex: luxação de qualquer articulação, machucaduras; herpes; - latex + água (leite de janaúba): uma xícara das médias três vezes ao dia. Apesar das inúmeras notícias de curas, não há conhecimento público da realização de ensaios clínicos para comprovação ou negação da eficácia e segurança terapêutica desta preparação.

Notas: - A obtenção do "leite de janaúba" é feita retirando-se 10x30 cm de casca do tronco, e aparando-se o látex com auxílio de uma colher com água. Vai-se colocando em uma garrafa de um litro até que a mistura látex+água, resulte em uma sedimentação esbranquiçada com cerca de 1/4 a 1/3 da garrafa, com um sobrenadante róseo. A mistura deve ser mantida em ambiente bem frio. - Há falsificadores que vendem leite de mangabeira (Hancornia speciosa Gomes) como sendo "leite de janaúba". - Nativa desde as Guianas até a Bahia.

Janaúba




Indique nosso site para um amigo.