Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

JOÃO DE CAPOTE

Nicandra physaloides

Na medicina pupolar essa planta é muito difundida, principalmente da América do Sul, como o Peru, Colômbia, Suriname e Brasilmais faltam estudos farmacobotânicos para estas espécies.

Descrição : Planta da família das Solanaceae, também conhecida como balãozinho, bexiga, bucho-de-rã, joá, juá-de-capote, lanterna-da-china, maçã-do-perú, mata-fome, quintilho, em Portugal também é conhecido por alquequenge, nos Açores é conhecido por capucha e no sul de Angola é matipatipa. Herbácea anual, robusta, ereta, de 40 a 140 cm de altura, possui caule glabro e fortemente sulcado, com folhas também glabras, de 7 a 14 cm de comprimento.

Plantio: Sua reprodução se dá por sementes, de crescimento é rápido e ocorre da primavera ao outono, preferindo solos fertéis. Apresenta pequena alelopatia, inibindo o crescimento de outras plantas na área ao seu redor.

Parte utilizada: folhas, frutos, raízes.

Indicação: purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de garganta e ajudar a diminuir as taxas de colesterol.

A população nativa da Amazônia utiliza os frutos, folhas e raízes no combate à diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado.

Propriedades medicinais: calmante, diaforética, estupefaciente, diurética, midriática.

Principios Ativos: É rica em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcalóides e flavonóides.

Contraindicações/cuidados: os frutos são tóxicos.

Modo de usar: seiva em doses mínimas: calmante.

João de Capote, folhas e flores.

Bibliografia:

_Estudo farmacobotânico comparativo entre Nicandra physalodes e Physalis angulata (Solanaceae)

LORENZI, Harri, Francisco José de Abreu Matos., Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas - Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2002. ISBN 85-867414-18-6

TAVARES, Ana Cristina, Mónica R. Zuzarte, Lígia R. Salgueiro., Plantas aromáticas e medicinais: escola médica do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, 2ª Edição - Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press, 2010.


Dieta  de 21 dias