Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

BENEFÍCIOS MEDICINAIS DA MANTEIGA DO KARITE

Butyrosperum parkii Kotschy

Descrição : Da família das Sapotaceae. Árvore de ciclo perene, cresce espontaneamente nas savanas do oeste africano (Mali e Burkina Faso) nos solos bem drenados e balanceados da região.

A árvore é robusta, medindo até 20m de altura, com o tronco medindo até 1m de diâmetro. Só produz seus primeiros frutos quando alcança 25 anos de idade, e chega a sua plenitude aos 40 ou 50 anos. Seu fruto em forma de uma grande ameixa chega a medir até 6cm.

A polpa do pericarpo é comestível enquanto fresca e contém de 1 a 3 sementes, envolvidas por uma casca fina e quebradiça. Seus dois cotiledôneos são grossos e contém cerca de 50% de uma substância gordurosa.

Cada árvore produz entre 15 e 20kg de frutas frescas, as quais produzem de 3 a 4kg de polpa. Para produzir 1kg de manteiga de Karité, é preciso cerca de 4kg de polpa. Para fazer a manteiga de Karité, o fruto é espalhado no chão para secar por um certo período e então a polpa é separada da casca e esmagada a frio. A manteiga é extraída por pressão. A produção é pequena, mas esse processo mantém os princípios ativos da fruta intacto.

A manteiga quando pronta, apresenta um aspecto de uma pasta cremosa, de cor esbranquiçada e um odor mais ou menos característico. Depois de corretamente refinada, a manteiga perde quase que completamente este odor.

Parte utilizada : Manteiga do fruto.

Habitat: Mali e Burkina-Faso.

História: Óleos vegetais são utilizados em cosmética desde os primórdios da civilização. As manteigas possuem toque suave e seco e proporcionam uma agradáveis sensação.

Karite

Propriedades : Dores reumáticas, rinite

Indicação : Em uso externo, em dores reumáticas (massagem) e congestão da mucosa nasal nas rinites (aplicação local).

Uso pediátrico: Cosméticos e produtos de higiene hipo alergênicos.

Uso na gestação e na lactação: Não há relatos sobre sua farmacocinética nestas condições mas pelo seu uso étnico e pelo fato de ser uso tópico, considera-se segura para estas condições.

Princípios Ativo : Ácidos; oleico, esteárico, láurico, linoleico, mirístico, palmítico, palmitoleico; Álcool terpênico; Hidrocarbonetos; Esteróis; Tocoferóis; Proteínas.

Farmacologia: A manteiga de karité, assim como outras manteigas de origem vegetal (manga, oliva), possuem ação emoliente e hidratante, previnem o ressecamento da pele e exercem ação protetora sobre a pele e cabelos. Hidratante, repara o dano degenerativo celular, permite a penetração temporizada de óleos essenciais. O ácido cinâmico funciona como filtro solar natural, auxiliando na proteção da pele e dos cabelos contra a radiação UV (pode ser utilizada como potencializador do efeito de outros filtros).

Os tocoferóis exercem atividade antioxidante; Não favorecem o aparecimento de cravos e comedões; Melhoram o aspecto e a consistência das emulsões, facilitam a espalhabilidade da formulação e rápida absorção, ajustam a viscosidade das fórmulas e estabilizam.

Modo de Usar : No campo da Cosmiatria, a manteiga de Karité é recomendada para uso em área de pele muito sensível, sujeita à desidratação e com irritações, além de ajudar na manutenção da elasticidade da pele. É antialergênica, o que a habilita a ser usada em áreas como os tecidos das mucosas e em volta dos olhos.

Usos etnofarmacológicos: manutenção da elasticidade da pele, antialergênica, hidratante, antioxidante celular, foto protetora.

Toxicologia : É levemente irritante quando em contato com os olhos.

Posologia: Uso externo: massagem nas regiões acometidas por dores reumáticas e congestão da mucosa nasal nas rinites; Na cosmética é recomendada para uso em peles muito sensíveis; desidratadas ou com irritações., além de ajudar na concentração de uso em cosméticos industrializados: 5%

Precauções: Pode ser usada na área ao redor dos olhos, mas não deve ter contato com os mesmos.


Dieta  de 21 dias