Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

LARANJA DOCE

Citrus sinensis

Descrição : Planta da família das Rutaceae, também conhecida como laranja, laranja-açucar, laranja-de-umbigo, laranja-bahianinha, laranja-lima, laranja-natal, laranja-pera-do-Rio, laranja-rubi, laranja-valência, laranja-hamlin, laranja-bahia, laranja-sanguinea, laranja-pêra, laranjeira.

Árvore pequena com tronco e galhos finos, cascas acinzentada, provida de espinhos longos.

Folhas alternas e verde brilhantes, glandufiferas, pecíolo alado; Flores solitárias reunidas nas extremidades dos ramos, brancas, belíssimas, muito fragrantes, conhecidas ao longo de todo o planeta. os frutos variam muitíssimo em tamanho, cor e sabor, mas são todas bagas globosas e de casca mais ou menos rugosa, de acordo com a espécie.

Sob a casca encontram-se glândulas amarelas repletas de óleo essencial e uma grande bainha de pectina que envolve gomos de celulose que contém o que chamamos de fruta propriamente dita, pelos translúcidos repletos de suco.

Parte utilizada: Folhas, frutos, óleo essencial.

Habitat: Originária a China, espalhou-se por todo o mundo temperado e tropical. O Brasil e um dos maiores produtores e exportadores de suco de laranja do mundo.

História: Usada como alimento e fonte de vitamina C. Mundialmente conhecido.

Princípios Ativos: acetato de linalil, carotenóides, derivados de triterpenos (limonina), ferro, glicosídeos flavonoides (neoespiridina, naringina, rutina, eriocitrina, hesperidina), hidrato de carbono, nerol, vitaminas (C, A, complexo B).

Propriedades medicinais: Analgésica, anti-helmíntica, anti-hemorrágica, antirreumática, antitérmica, aperiente, calmante do sistema nervoso, ciática, depurativa, digestiva, diurética, emenagoga, estimulante, laxante, regulador intestinal, sudorífera, tônica.

Indicações: epilepsia, estômago, combater a falta de vitamina C; contração muscular, desintoxicar o organismo, dores ciáticas, epilepsia, intestinos, moléstia nervosa, nefrite; prevenir gripes, resfriados e anemia; reumatismo, restaurar o fluxo menstrual.

Laranja

Uso pediátrico: Alimento. As mesmas indicações.

Uso na gestação e na lactação: Alimento. as mesmas indicações.

Contraindicações/cuidados: necessário cuidado com o sumo da casca, pois a pele impregnada, ao sol, sofre queimaduras.

Precauções: A casca do fruto deve ser manuseada com cuidado pois o sumo da mesma pode causar foto-senslbilização e queimaduras.

Modo de usar: - fruta consumida ao natural, em saladas, saladas de frutas, acompanhamento de feijoada, ingrediente de bolos, tortas, doces, pudins, pães, sorvetes, caldas para cobertura de bolos, suco natural, sozinho, combinado a outras frutas ou ervas, como tempero para frango, peru, chester, carnes e peixes. O pericarpo da laranja (parte branca) seco é usado como tempero e para o preparo de chás; - em óleos e cremes corporais para massagem: calmante, banhos de imersão aromáticos, para tratar de calosidades e em pomadas e géis para dermatites e eczemas

VEJA TAMBÉM EM NOSSO SITE :

Receita Caseira de Suco de Laranja.

Receita de Banho com o chá da laranja amarga.

Receita de Chá da Folha da Laranjeira.

Receita de Chá da Flor da Laranjeira.

Farmacologia: A laranja promove a secreção do suco gástrico: Funciona como laxante mecânico.


Ajude Plantas Que Curam a difundir a saúde pela natureza, divulgando nosso site nas redes sociais.