Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

LICOPÓDIO

Lycopodium clavatum

O licopódio é uma planta rasteira bastante comum em lugares úmidos e quentes bastante indicado para pessoas que sofrem de problemas como reumatismo, gota, prisão de ventre e hemorroidas.

Descrição : Planta da família das Lycopodiaceae. Erva rastejante cujo os esporos são aproveitados na indústria farmacêutica e nos laboratórios de física, também conhecida como pé de lobo. Criptógamo vascular - samambaia sempre crescente de 0.1 m por 1 m. É uma planta rasteira, muito difundida no Brasil.

Os licopódios possuem uma raiz longa que se desenvolve horizontalmente no solo e produz caules verdes, aprumados. Dos caules brotam galhos que se ramificam e se abrem em leque. Os galhos são cobertos de folhas pequenas e verdes como as do abeto ou do cedro. De um a três cones se desenvolvem na ponta dos galhos. Esses cones encerram os esporos para a reprodução, os quais têm uso medicinal.

Partes utilizadas : Esporos secos.

Indicações: artrite reumatoide, cistite catarral, desordem urinária e dos rins, digestivo, doença de pele e irritação, estimular o útero, febre, gastrite, trauma.

Habitat: Esta espécie é dita ser nativa da Grã-Bretanha.

História: Mas é uma planta tropical, embora olhando mais como um musgo, este gênero está intimamente relacionado com o samambaias Details of Medicinal Uses, Habitats, etc. in M. Grieve A Modern Herbal (1931) [4] muito difundida no Brasil Faz parte da Farmacopeia chinesa e homeopática.

Propriedades medicinais: antibacteriana, diurética, sedativa.

licopodio

Uso pediátrico: Medicamento homeopático antialérgico  

Uso na gestação e na lactação: contraindicada.

Contra-indicações: gestação e na lactação

Posologia: É aplicada externamente para doenças cutâneas e irritações. Pode ser colhida durante o ano todo e usada fresca ou seca (esporos).

Toxicologia: A planta contém Iycopodine, que é venenoso por paralisar os nervos motores.


Dieta  de 21 dias