Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

LÍNGUA DE VACA

Chaptalia nutans

Descrição : Planta da família das Asteraceae. Também conhecida como buglossa, chamama, costa-branca, erva-de-sangue, fumo-do-mato, labaça, língua-de-vaca-miúda, paraqueda, paraquedinha, sanguineira, tapira. Ervas acaule, com raízes ramificadas. As folhas sem pecíolo, de cor branca inteiras ou dentadas, saem da mesma base da planta e são tomentosas para baixo. As inflorescências são capítulos de flores, cor roséo-pálida, e se apresentam em hastes terminais, emergindo do centro das folhas. O fruto semente apresenta um papilho plumoso. Reproduz-se por fruto semente e medra principalmente em gramados, pastagens e terrenos baldios, de preferência em regiões de clima tropical.

Parte utilizada: Folhas, inflorescências.

Modo de conservar : As raízes e flores devem ser secas à sombra, em local ventilados e sem umidade. Guardar em sacos de papel ou de pano, em separado.

Origem : Brasil, tendo sido disseminada por toda a América.

Princípios Ativos: ácido parasórbico, 3a-hidroxi-5-metilvalerolactona, nas partes aéreas. Nas folhas há também prunasina.

Propriedades medicinais: Antiblenorrágica, antigripal, anti-herpética, béquica, desobstruente, diurética, emenagoga, sedativa, tônica. Vulnerária (decocção das folhas).

Indicações: Afecções das vias urinárias, catarro, doenças da pele, dor de cabeça, dores musculares, ferida, golpes, insônia, obstipação intestinal, torceduras, tosse, tumores linfáticos, úlcera.

Língua de Vaca

Modo de usar:

- cataplasma das folhas colocadas sobre a testa: cefalalgia e insônia;

- decocção de 1 a 2 colheres das de chá de folhas ou raízes em 1 xícara de água. Ferver por 10 minutos. Tomar 3 a 5 xícaras ao dia: febres e obstipação intestinal;

- infusão de 1 a 2 colheres das de chá em 1 xícara de água quente. Tomar 3 a 5 xícaras ao dia: dermatoses, afecções das vias urinárias, tosses, catarros pulmonares. Pode ser usado internamente ou em banhos herpética.

- xarope das sementes torradas: tosse.

Diurético; cistites; cálculos renais : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe, espere amornar e coe. Tome 1 xícarfa de chá, de 1 a 3 vezes ao dia. Não tomar após às 17:00 horas.

Afecçòes pulmonares, bronquites e tosses; diurético : coloque 2 colhres de sopa de raízes, fohas e flores fatiadas em 1 xícara de chá de ácool de cereias a 70%. Deixe em amceração por 7 dia e coe. Tome 1 colher de café ou 10 gotas, diluídas em um pouco de água, 3 veze ao dia.

Bronquites; tosses; antifebril; cicatrizante; estimulante da secreção do muco; expectorante : coloque 1 colher de sopa de folhas picadas em 1 xícara de café de água em fervura. Deixe ferver por 3 minutos. Coe a adicione 1 xícara de cefé de açúcar cristal. Leve novamente ao fogo e espere dissolver o açúcar. Tome 1 colher de sopa, 3 vezes ao dia. Para crianças dar somente metade da dose.

Cicatrizante. úceras crônicas, tumores linfáticos e feridas; dores de cabeça : coloque 1 colher de sopa de raízes, folhas e flores fatiadas em 1 copo de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos. Coe e espere esfriar. Faça aplicações nos locais afetados, com um chumaço de algodão, de 2 a 3 veze ao dia.

 





Indique nosso site para um amigo.