Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

LÚPULO

Humulus lupulus

O lúpulo é tradicionalmente usado, junto com o malte para a fabricação de cerveja, para dar amargor e também aroma, medicinalmente é um sonífero.

Descrição : Planta da família das Moráceas, também conhecida como pé de galo e engatadeira. Trepadeira cujos exemplares femininos produzem inflorescências globulosas (com forma de pinha) quando o fruto amadurece, empregadas na fabricação da cerveja (possui seu princípio aromático).

Famoso pelo seu sabor amargo quando usado para fazer cerveja, o lúpulo é um sedativo forte e um ingrediente comum em muitos soníferos de venda livre.

Partes Utilizadas : Flores (inflorescências) e o lupulino (pó amarelo que recobre as flores).

Plantio : Prefere regiões menos quentes.

Propriedades : Sedativa, digestiva, aperitiva, tônica, afrodisíaca e narcótica.

Indicações : Muito conhecido o chá de lúpulo para favorecer o sono.

É útil (uso interno) em casos de enxaqueca. Aplica-se também em casos de digestão difíceis, infusão e/ou compressas.

As flores femininas da plantas são utilizadas na fabricação da cerveja. Combate as lombrigas.

Princípios Ativos : Terpenos, flavonoides e princípios amargos, lulpulina.

Toxicologia : Seu uso excessivo pode provocar náuseas.

Receita de tônico estomáquico : 10 gramas de tintura de cacto grandiflora, 10 gramas de tintura de espinheiro, 10 gramas de tintura de lúpulo, tomar 4 gotas 3 vezes ao dia.

Interação Medicamentosa

Sono tranquilo : Para promover o sono, é melhor conjugar o lúpulo com outros sedativos, como a passiflora (Passiftora incarnata). Com ação estrogênica, o lúpulo pode ser útil em pequenas doses para os suores noturnos da menopausa.

Digestão lenta, cólon irritável : Umas gotas de tintura de lúpulo antes das refeições estimulam o apetite. Com camomila (Chamornilia recutita).

Lúpulo

Dieta  de 21 dias