Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

A MAÇÃ E SEUS BENEFÍCIOS

Pyrus malus

Descrição : Planta da família das Rosáceas, árvore de porte médio e bastante ramificada, com tronco curto. As folhas são alternas, dentadas e ovais. As flores brancas e pequenas. O pseudofruto é a parte branca e comestível e o fruto verdadeiro é a parte interna do pseudofruto, onde estão contidas as sementes, e que não é aproveitável. Reproduz-se por porta-enxertos, que crescem mais rapidamente e com maior produtividade. O solo, de preferência, deve ser sílico-argiloso, fértil e bem drenado. A macieira é uma árvore decídua com flores organizadas em cachos simples. A fruta não é na verdade um fruto e sim um pseudofruto. As macieiras são cultivadas extensamente por toda as regiões de clima temperado do mundo, e a fruta está disponível amplamente em mercados comerciais do mundo inteiro. Mais de 1000 cultivares da maçã foram identificados.

História: Planta cercada de misticismo e folclore.

Partes Utilizadas - Frutos, casca e flores.

Modo de Conservar : O pseudofruto é utilizado maduro. Pode ser seco ao sol, em lugar ventilado e sem umidade. Armazenar em frascos de vidro ou porcelana.

Origem : Ásia ocidental, e foi introduzida na Europa. No Brasil, adaptou-se na região sul, de clima temperado e frio.

Propriedades : Antidiarreica, laxante, diurética e depurativa.

Indicações : Reguladora das funções intestinais, combate artrite, reumatismo, cálculos urinários, diminui o colesterol, tratamentos para câncer, diabetes, febres, doenças do coração, escorbuto, verrugas, tanto constipação quanto diarreia, a maçã ajuda a limpar os dentes.

Princípios Ativos : Floretina (antibactenano); Cianeto de hidrogênio (HCN); Glicósido cianogênico: amigdalina (sementes) Flonzina: óleo amarelo de semi-secagem (sementes) Pectina 17%; Ácidos pécticos; taninos ; Procianidinas Flavonoides: quercetina; a-fameseno; Ácidos shikimico e clorogênico.

Contraindicações/cuidados: Devido à presença e a quantidade de HCN, as sementes da maçã não devem ser ingeridas em grandes quantidades. Porém, uma pequena (número) quantidade de sementes pode ser ingerida sem sintomas. Grandes quantidades de sementes podem causar a toxicidade. Um relatório recorrente cita um caso de morte de um homem, envenenado por cianureto após ter ingerido um copo cheio de sementes de maçã. Porque o glicósido cianogênico precisa ser hidrolizado no estômago a fim de liberar o cianureto, diversas horas podem decorrer antes que os sintomas de envenenamento ocorram.

Modo de usar:

Bronquite: ralar uma maçã e misturar com mel ou açúcar, deixar em repouso 10 horas. Coar e beber durante o dia. Febre: juntar a uma maçã picada, sem pelo e sem caroços, 10 gramas de Melissa oficinalis, o sumo de 1/2 limão, canela e 1/2 litro de água fervendo e 2 colheres de mel. Beber durante o dia.

Digestivo; laxativo, calmante;diurético;depurativo do sangue; protetor da mucosa intestinal: em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de maçã seca e picada e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, antes das principais refeições.

Antidiarreico;refrescante;revigorante: retire a casca de 1 maçã, fatie e coloque para cozinhar em 1/2 litro de água. Deixe cozinhar por 10 minutos. Após, amasse com um garfo os pedaços de maçã juntamente com o líquido do cozimento. Coe em uma peneira e adicione o suco de 1/2 limão. Tome. à vontade,a doçado ou não. Mantenha o preparado em geladeira.

Máscara descongestionante; restauradora da pele; protetora da mucosa : em um recipiente, coloque 1/2 maçã ralada sem casca e sem sementes, 1 colher de sopa de farinha de arroz ou de trigo e 1 colher de sopa de iogurte natural. Misture bem até formar uma pasta, deixando agir durante 20 minutos. Logo após, lave com água morna.

Pele do rosto e pescoço, tonifica, nutre, revigora, hidrata e aumenta a elasticidade : coloque 1 maçã picada ou ralada em 1 xícara de café de leite em fervura. Deixe cozinhar até amolecer bem. espere esfriar e esmague a maçã misturada ao leite, até formar uma pasta. Lave o rosto e o pescoço e aplique com o auxílio de um pincel, deixando agir por 20 minutos. Após, lave com água fria.

Maçã

Dieta  de 21 dias