Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

MACAÉ

Leonurus sibiricus

Descrição : Da família das lamiaceae, também conhecida como agripalma, erva macaé, joão magro, marroio, quinino dos pobres, mané magro, lavantina, mané-turé, rubim e pau-pra-tudo. erva de meio metro de altura; ramos e caules quadrangulares; folhas opostas; flores pequenas em gloméruloss róseos ou avermelhados com lobos espiniformes no caule.

Partes utilizadas : Partes aéreas da planta.

Habitat : É espontanea nos estados do Rio de Janeiro até Minas Gerais e Goias.

Historia : Usado pela população cabocla e na medicina pupular indígena, há centenas de anos.

Origem : Ásia.

Plantio : Multiplicação: semente e estacas do ramo.

Cultivo: não é exigente em solos. Deve ser cultivada em terrenos secos, arejados e adubado com húmus nas covas. O espaçamento deve ser de 0,5 metro entre as plantas e 1m entre as fileiras.

Colheita: colhem-se as folhas e flores durante a floração.

Propriedades : eupéptico, anti-reumático, febrífugo e estomáquico.

Indicações : Vômitos, Inflamações, bronquite e coqueloche, febre e reumatísmo.

Uso pediátrico : Diarréia infantil.

Uso na gestação e na amamentação : Não há infonnaçães da sua farmacinética ou sobre seu uso nestas condições. Uma outra planta do mesmo gênero, mortologicamente semelhante é oontra-indicada na gravidez.

Principios Ativo : Leonurina, taninos e óleo essêncial.

Modo de Usar :

infusão de 20 gramas de folhas ou flores em 1/2 litro de água. Tomar 1 xícara de chá 3 vezes ao dia. Uso externo

- friccionar as folhas sobre as partes afetadas. xarope - colocar um punhadodas folhas e flores picadas em 1 xícara de café de água fervente, abafar, coar, adicionar 2 xícaras de café de açúcar, homogeneizar.

Tintura - misturar 2 xícaras de café de álcool de cereais e 1 xícara de café de água com 4 colheres de sopa, ou 20 gramas de ervas picadas, deixar em maceraçào por 7 dias, agitar sempre, coar, armazenar em vidro escuro. Tomar 1 colher de café da tintura diluída em água. Pode ser aplicada em articulações inflamadas.

Posologia: Adultos: Até 7.5ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água. Crianças de 2 a 5 anos: 1 ml 3 vezes ao dia. às refeições, De 5 a 8 anos: 1 ,5m13 vezes ao dia. às refeições. De 8 a 12 anos: 2ml 3 vezes ao dia, às refeições. Até 60 ml em compressas tópicas; Extrato fluido : até 12 ml divididos em 3 doses diárias; 2g de erva seca ou 4 g de erva fresca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de partes aéreas em infuso ou decocto até 3 vezes ao dia. com intervalos menores que 12hs; Crianças tomam de 1/6 a dose das outras preparações.

Agripalma




Ajude Plantas Que Curam a difundir a saúde pela natureza, divulgando nosso site nas redes sociais.

Nosso site é um serviço oferecido de forma gratuita, mais se caso você desejar contribuir com nosso trabalho, pode fazer uma doação pelo sistema pagseguro do Universo On-line.