Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

Maitake contra o câncer

Grifola frondosa

Descrição : Planta da família das Meripilaceae. O maitake (Grifola frondosa) é um cogumelo comestível originário do Japão, onde a sua comercialização cresce a cada ano e hoje está entre os de maior consumo juntamente com o shiitake.

In natura, o cogumelo maitake cresce em aglomerados ao pé das árvores, principalmente dos carvalhos. O nome é uma palavra japonesa que significa cogumelos dançantes; outros nomes para esse fungo incluem galinha do mato, cabeça de carneiro e cabeça de ovelha, descrições criativas para a sua copa marrom e branca, em forma de colchete.

Na qualidade de ingrediente culinário, o maitake é usado em sopas e refogados, além de ser a principal característica do nabemono, ou nabe. Este prato consiste em uma refeição única compartilhada por diversas pessoas literalmente seu nome quer dizer sentados ao redor do caldeirão.

TABELA NUTRICIONA:  
Proteínas 1,4g
Gorduras Totais 0,1g
Gorduras Saturadas 0g
Carboidratos 4,9g
Fibras 1,9g
Calorias 22k

Como conservar : Os cogumelos podem ser conservados por 10 a 15 dias em refrigerador (4 °C). Geralmente, são embalados em bandejas de isopor (200g), recobertos por filme de PVC, ou em pequenas caixas de papelão. O Cogumelo in natura é muito mais sadio, pois não leva nenhum agente de branqueamento e conserva muito mais o seu sabor original.

Como se produz : A Produção desse cogumelo é feita em composto orgânico a base de serragem, farelo de arroz e/ou trigo e/ou soja, onde primeiramente é feita uma hidratação da mistura e a correção do pH por meio de calcário na sequência é feita uma esterilização para eliminação de concorrentes e depois a "semeadura" do fungo. O produto fica em repouso (corrida do micélio) por um período de tempo (75 dias) em local fechado e climatizado a 16 °C até o aparecimento dos frutos e sua colheita. Este processo também é conhecido como cultivo axênico. Este processo de produção é considerado por diversas pessoas como de difícil produção ( o mais fácil é o champignon ).

Parte utilizada : Fruta.

Origem : Japão.

Princípios Ativos: Niacina, riboflavina, cobre, tiamina e folato, é rico em proteínas, contendo em relação à matéria seca 27% de proteínas, vitamina B1 e B2, niacina, vitaminas C e D e também magnésio, ferro, cálcio e fósforo.

Propriedades medicinais:Este cogumelo tem sido estudado devido ao conteúdo de fitoquímicos que parecem influenciar o sistema imunológico e oferecer proteção contra o câncer.

Indicações : Um estudo publicado no journal of medicinal food em 2010 relata que a proteína isolada do maiteke potencializa a produção de diversos compostos que combatem o câncer. Em outro estudo, publicado no experimental and molecular medicine, o extrato de maitake reduziu muito a produção de componentes flogísticos associados à inflação dos intestinos. Os autores sugeriram que o maitake pode ser um alimento medicinal valioso para tratamento.

O Maitake também possui substâncias biologicamente ativas, comprovando várias propriedades medicinais como o controle de pressão arterial, diabetes, propriedades hepáticas; influencia sobre o sistema imunológico, inibindo desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias.


Dieta  de 21 dias