Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

PROPRIEDADES MEDICINAIS DA MANGA

Mangifera indica.

Descrição : Da família das anacardiaceae. Árvore de porte elevado em seu estado selvagem. Sua copa é frondosa, não permitindo o crescimento de outras palntas ao seu redor. As folhas são alternas, inteiras e duras, com forte cheiro de terenbetina nas variedades selvagens. As flores são pequenas e terminais. O fruto é uma drupa ovóide, pêndulo de diversas cores quando maduros. Sua polpa é suave, suculenta, variando do amarelo ao amarelo-alaranjado, umas fibrosas ou tras não, nas variedades cultivadas. As somentes com cotilédones lobados, apresentando vários embriões. existem poerto de 5 centenas de variedades de frutos distintos na forma, colotração e qualidade da sua polpa. As espécies selvagens reproduzem-se por sementes e as cultivadas por porta-enxerto. As folhas podem ser colhidas em qualquer época, o mesmo ocorrendo com a casca dos ramos. O fruto deve ser colhido maduro. O seu desenvolvimento ocorre farovavelmente em regiões de clima quente, úmido e com períodos secos. Não é muito exigente com o solo onde cresce, desde que sejam profundos, bem drenados e razoavelmente férteis. Não suportam geadas.

Partes utilizadas : Latex, casca, folha, fruto e sementes.

Origem : Índia e foi introduzida no Brasil pelos colonizadores, trazida de Goa.

Modo de conservar : As folhas e as cascas dos ramos devem ser secas ao sol, em local ventilado e sem umidade. armazenar em sacos de pano ou de papel. Os frutos devem ser consumidos maduros.

Princípios Ativos: Óleo-resina: terebentina; Fruto: Celulose; Glicosídeo: mangiferina; Fibras; Sais minerais: cálcio, fósforo, ferro; Proteínas; Açúcares; Pigmentos; Vitaminas: A, B1, B2 e C; Flores: Tanino; Óleo essencial: álcool sesquiterpênico, mangiferol enmangi-ferona (cetona); Principais componentes:2-octano, alanina, alfa-felandreno, a-pineno, ácido ambólico, ácido ambõnico, arginina, áicdo ascórbico, fl-caroteno, fl-pineno, carotenóides, furturol, gaba, ácido gálico, ácido galotânico, geraniol, histidina, isoleucina, ácido isomangiferólico, caempferol, Imoneno, ácido linoléico, ácido mangífero, mangiferina, mangiferol, ácido mangiferólico, ácido mirístico, neo-fl-caroteno b, neo-B-caroteno u, neoxantofil, nerol, neril-acetato, ácido oleico, ácido p-cumarínico, ácido pantotênico, peroxidase, fenilaalanina, fitina, prolina, quercetina, xantofil.

Manga

DICAS DO HERBOLÍSTA

Afecções pulmonares, bronquite asmáticas, bronquite catarral e tosse ; em xícara de chá, cloque 1 colher de sopa de folha fatiada e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos. Coe e acrescente 1 colher de chá de mel. Tome 1 xícara de chá, 3 vezes ao dia. para crianças ar metade da dose.

Gengivas inflamadas, gengivites; feridas na boca e no canto dos lábios ; coloque 1 colher de sobremesa da folha nova picada em 1 xícara de chá de água fervente. Espere esfriar e coe. Faça bochechos, 3 vezes ao dia.

Feridas; úlceras de decúbito; ulceras varicosas ; coloque 2 colheres de sopa de casca dos ramos fatiada, em 1/2 litro de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos. Coe e espere esfriar. APlique nas partes afetadas, em forma de compressas ou com um chumaço de algodão, de 2 a 3 vezes ao dia.

Alimento nutritivo : lave muito bem 1 kg de fruto, descasque e retire o caroço. Fatie a polpa do fruto e reserve em um pote. Faça uma calda rala com uma parte de açúcar e 2 de água e adicione, ainda quente,nos pedaços de polpa reservados, até cobri-los. feche o pote e coloque em banho-maria, por 20 minutos. Dexie esfriar e armazene em lugar frio e seco.

Contra-indicações/cuidados: O látex que exuda da fruta, tronco, ramos e casca do fruto verde contém mangiferina, ácido resino, ácido mangifero, resinol e mangiferol. Esse látex é irritante da pele de ação retardada. Pode causar coceira ao redor dos olhos, edema da face e dificuldade respiratória.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO SITE :

Receita Caseira de Suco de Manga.

Modo de usar : Adutos: Fruto fresco, ad libidum, como repositor e remineralizante -1 unidade das variedades híbridas pode pesa cerca de 400g e tem mais de 400 calorias; 4g de folhas adultas frescas (1 colher de sopa para cada xícara de água) em infuso até3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs para afecções respiralórias; 2g de folhas novas (avermelhadas) frescas (1 colher de sopa para cada xícara de água) em infuso até 3 vezes ao dia como colutório. 10g de cascas dos ramos (1 colher de sopa para cada xícara de água) em decocto para compressas em feridas, escaras e úlceras varicosas; Crianças tomam de·1 /6 a y, dose, de acordo com a idade.






Ajude Plantas Que Curam a difundir a saúde pela natureza, divulgando nosso site nas redes sociais.

Nosso site é um serviço oferecido de forma gratuita, mais se caso você desejar contribuir com nosso trabalho, pode fazer uma doação pelo sistema pagseguro do Universo On-line.