Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

MARIA GORDA

Talinum patens

Descrição : Planta da família das Portulacaceaae, erva ereta, folhas alternas, elípticas, carnosas e glabas, flores amarelas ou róseas, anteras amarelas, dispostas em panículas, fruto cápsula deiscente e rais tuberosa. Atinge 30 centímetros de altura. Apresenta raiz carnosa e suculenta. As folhas são opostas, pecioladas, bem carnosas e suculentas, de bordo liso. O fruto é uma cápsula globosa e pequena, contendo sementes. Reproduz-se por sementes, de preferência em solos úmidos, sombrios e com matéria orgânica, crescendo espontaneamente em todo o Brasil, principalmente em pomares, cafezais, beira de matas e terrrenos baldios. É uma palnta invasora. A colheita ocorre a qualquer época do ano.

História: É usado pela população cabocla e rural, inclusive como alimento nutritivo.

Origem : América tropical, com larga distribuição em todos os estados do Brasil.

Mode de conservar : As raízes e as folhas podem ser utilizadas frescas ou secas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Guardar em sacos de papel ou de pano, em separado.

Propriedades : Béquica, cicatrizante, diurética e depurativa.

Indicações : Problemas intestinais, escorbuto, depurador do sangue e cicatrizante.

Principios Ativo : Ácido fólico; Mucilagens; Pigmentos; caroteno e clorofila; Sais minerais, especialmente o potássio; Taninos.

Modo de Usar :

Diurético - repositor de potássio; urina com mau cheiro; edemas- inchaços : um um copo coloque uma colher de sopa de raízes fatiadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome a metade do copo de mahnhã, em jejum, e a outra metade, à tarde antes das 17:00 hoas.

Infecções intestinais; fraqueza em geral : Coloque uma colher de chá de raízes e uma colher de chá de folhas, bem fatiadas em uma xícara de chá de água em fervura. Deixe ferver por cinco minutos e coe. Tome uma xícara de chá , de uma a três vezes ao dia.

Feridas; cortes; inframações tópicas; afecções da pele: Em um pilão, coloque duas colheres de sopa de folhas frescas fatiadas e amasse bem, até adquirir a consistência de uma pasta. Espalhe em gazes uo pano e aplique nas partes afetadas, de 2 a 3 vezes ao dia.

Alimento nutritivo : Lave muito bem as folhas frescas, enxugue e fatie. Tempere com azeite, sal e limão, três colheres se sopa de folhas frescas fatiadas. Coma antes das principais refeições.

Contra-indicações/cuidados: Em diarréia crônica.

Maria Gorda





Ajude Plantas Que Curam a difundir a saúde pela natureza, divulgando nosso site nas redes sociais.

Nosso site é um serviço oferecido de forma gratuita, mais se caso você desejar contribuir com nosso trabalho, pode fazer uma doação pelo sistema pagseguro do Universo On-line.