Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

MARROIO NEGRO

Ballota nigra

Descrição : Planta da família das Lamiaceae. É uma planta exclusivamente ornamental. Pode chegar a 3 metros de altura e tem um odor muito forte. As flores são hermafroditas e são polinizadas por abelhas. Tem uma longa história de uso de plantas medicinais, embora não seja amplamente empregado na fitoterapia moderna devido ao seu sabor desagradável.

Parte utilizada: caule com folhas na floração.

Detalhes do Cultivo : Prefere um solo bem drenado em pleno sol ou sombra parcial. Evita a solos ácidos em estado selvagem, mas tolera um pH abaixo de 5 na cultura. Esta espécie nasce nas áreas mais frias do país, tolera temperaturas abaixo de entre -5 e -10 ° C. Esta espécie é amplamente cultivada em jardins de ervas, mas pouco utilizado devido ao seu sabor forte. Seu óleo essencial é usado para adulterar o óleo de marroio branco (Marrubium vulgare). As folhas emitem um odor desagradável quando a maioria machucado, um pouco como a transpiração velho. Plantas podem se auto-semear livremente quando instalados. Há pelo menos uma variedade chamada escolhida pelo seu valor ornamental. O conjunto planta tem um odor ofensivo.

Propagação : Semea-se primavera ou no outono em estufa. A semente germina geralmente em 3-6 semanas a 15 ° C. Pique as mudas em vasos individuais, quando são grandes o suficiente para segurar e planta-los em suas posições permanentes no verão ou no Outono seguinte. Division na Primavera. divisões maiores podem ser plantadas direto em suas posições permanentes, enquanto grupos menores são melhores em vasos e mantidas em um frame frio, até que eles estão crescendo bem longe.

Origem : É nativa do Mediterrâneo e região central da Ásia , e pode ser encontrado em toda a Europa e o Leste dos Estados Unidos .

Princípios Ativos: taninos , óleos essenciais, ácidos orgânicos, pectina.

Propriedades medicinais: antimaníaco, antineurótico, calmante, depurativo, detersivo, diaforético, diurético, emenagogo, estomacal, relaxante, resolutivo, vermífugo, sudorífera.

Indicações: afecção nervosas ou psíquicas, ansiedade, calmante nas perturbações nervosa (depressão, enxaqueca, neurastenia, estados ansiosos e outras afecções nervosas ou psíquicas), depressão, desordens menstruais, dor reumática, enxaqueca (é um sedativo suave), náuseas de movimento, náusea matutina em gravidez, neurastenia, problemas bronquiais.

Modo de usar:

- Infusão de 2 colheres das de chá das folhas e flores em uma xícara de água fervente. Deixar esfriar e beber. Três vezes por dia;

- tintura: 1 a 2 ml três vezes por dia. Pode-se combinar com outras plantas, com mesmo fim, tipo camomila;

- pó das folhas e flores: 2 g a 4 g por dia, divididas em 2 a 4 administrações;

- compressas: aliviar dores reumáticas.

Marroio Negro

Dieta  de 21 dias