Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

MASTRUÇO

Coronopus didymus

Descrição : Planta da família das Brassicaceae. Também conhecida como erva-de-santa-maria, erva-vomiqueira, erva-formigueira, mentruz-rasteiro, mastruz-miúdo, mastruço-dos-índios. Erva anual, com caule ramificado e prostrado, atinge até 70 cm de comprimento. As folhas são inteiramente divididas, formando segmentos. As flores são muito pequenas e de cor esbranquiçada. O fruto é pequeno, apresentando 2 sementes que se separam. Reproduz-se por sementes e floresce e frutifica na estação fria. Cresce espontâneamente em terrenos de cultura e bosques arredores das habitações. É um vegetal muito atuante e aromático. A planta toda, quando amassada, exala um odor semelhante ao do agrião, devido ao óleo essencial, que contêm uma substância sulfurada, e um princípio antibiótico, antiviral, antifúngico, antibacteriano e antitumor.

Partes Usadas : folha,flor e semente.

Origem : América e foi introduzido na Europa, pelos colonizadores. Cresce espontâneamente em todo o Brasil.

Modo de conservar : As folhas, flores e sementes, após serem bem lavadas em água corrente e enxutas, devem ser secas à sombra, em local ventilado. Armazenar em sacos de papel ou vidros escuros, com renovação anual.

Propriedades medicinais: antibiótica, colerética, digestivo, expectorante, tônico pulmonar,

Indicações: ácido úrico, anemia, bronquite, contusão, dor muscular, escorbuto, escrofulose, gota, infecção respiratória, raquitismo, vermes (solitária). Dores musculares, reumatismo, traumatismos; catarro brônquico e muco espesso, digestivo, estimulante das funções hepáticas.

Modo de Usar :

Dores musculares; reumatismo; contusões; traumatísmos; feridas; úlceras externas; bronquites : em um pilão, coloque 3 colheres de sopa de folhas, flores e sementes frescas e adicione um pouco de água. Amasse, até adquirir a consistência de uma pasta. Aplique no local afetado, com um pano ou gaze por 2 horas. No caso de bronquites, aplique a pasta no peito ou nas costas.

Expectorante das vias respiratórias, peitoral, catarro pulmonar, catarro dos brônquios e fluidificante do muco : em 1 xícara de café, coloque 1 colher de sopa de folhas, flores e sementes picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, coe e adicione 2 xícaras de café de açúcar cristal. Leve ao fogo até dissolver o açúcar. Tome 1 colher de sopa, 3 vezes ao d ia. para crianças dar somente metade da dose.

Digestivo; estimulante das funções hepéticas; anemias; diabetes; afecções pulmonares : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas, flores e sementes picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, 2 vezes ao dia, antes das principais refeições.

Dores musculares; reumatísmo; contusões; traumatismos; digestivo : em um pilão, coloque 2 colheres de sopa de folhas, flores e sementes picadas e adicione 1 xícara de chá de áco9ol de cereais a 70%. Amasse e deixe em maceração por 3 dias. em seguida, coe e armazene em vidro escuro. Tome 15 gotas ou 1 colher de café, diluído em um pouco de água, antes das principais refeições. Aplique, tombêm nos locais afetados, com um chumaço de algodão.

Posologia: Adultos: Até 15 ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água, em uso interno como digestivo e nas dores reumáticas; 4g de planta fresca (1 colher de e sopa para cada xícara de água) em infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12 hs em uso interno p818 todas as indicações; Cataplasma de 12g de planta fresca (3colheres de sopa) pilada sobre as partes afetadas; A tintura pode ser aplicada diretamente sobre as partes doloridas; Pode-se preparar um xarope frio com o infuso acrescido de 1 colher de sopa de mel, que será tomado 1 colher de sopa a cada vez, até 3 vezes ao dia; Pode ser comido cru, nas saladas, como digestivo e remineralizante; Crianças tomam de 1/3 a y, dose; A planta destilada gera um bom inseticida.

Mastruço




Ajude Plantas Que Curam a difundir a saúde pela natureza, divulgando nosso site nas redes sociais.

Nosso site é um serviço oferecido de forma gratuita, mais se caso você desejar contribuir com nosso trabalho, pode fazer uma doação pelo sistema pagseguro do Universo On-line.