Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

PROPRIEDADES DO MELÃO

Cucumis melo

Descrição : Da família das Cucurbitaceae. Também conhecida como meloeiro, melon (inglês, francês), melón (espanhol), melone (italiano). É um vegetal rastejante ou trepadeira anual, de crescimento rápido, com caule flexível, herbáceo e muito ramificado, com a presença de gavinhas. As folhas grandes são arrendondadas e com a base cardatas. As flores solitárias são masculinas e femininas, de cor amarelada. Dessas flores se forman os frutos, que, de acordo com a variedade cultivada, se diferenciam pela forma, arrendodada ou avaladas, e pelos desenhos de casca, com gomos nos melões rajados, ou ligeiramente enrugada nas variedades mais comuns. esse frutos são recheados por sementes.

Plantio : Reproduz-se tambêm por sementes, devendo a semeadura ocorrer nas últimas semanas da primavera, em covas onde se enterram 4 a 4 sementes. Após o crescimento, devem ser retiradas as plantas mais fracas, deixando crescer somente as robustas. Pode ser cultivado deixando que se espalhe pelo terreno ou sustentadas em estacas verticais. O solo deve ser, de preferência, fracamente ácido, arenoso ou areno-argiloso, bem drenado e rico em matéria orgânica. Cresce e produz melhor sob temperaturas que variem entre 25C e 30 C, em local bem exposto e ensolarado. Os frutos devem ser colhidos maduros, quando exalam um perfume bem intenso.

Habitat : É nativo da Ásia centro-meridional e é cultivado comercialmente em vários estados do Brasil.

Um pouco de história : Essa erva já era cultivada no Egito desde 2.000 a.C. e chegou no Brasil, no estado da Bahia, no século XVI.

Parte utilizada: frutos.

Modo de conservar : O fruto maduro pode ser consumido fresco ou em forma de compota.

Posologia : Adultos - In Natura, Ad Libidum; 2 ou 3 fatias da polpa com ou sem mel, antes das principais refeições, como repositor de potássio e remineralizante. A polpa pode ser raspada da casca, para ser usada em máscaras sobre os olhos e o rosto; 1 copo de suco, preferêncialmente centrifugado, 3 a 5 vezes ao dia para as doenças renais, hepáticas, como laxante e auxiliar no emagrecimento; as sementes cruas, mastigadas em jejum seguidas de um laxante para eliminar as tenias. Crianças tomam 1/3 da dose.

Origem : Ásia centro-meridional, e foi introduzida no Brasil, atravéz da Bahia, no século XVI.

Princípios Ativos: carboidratos, proteínas, sais minerais (fósforo, ferro, cálcio, potássio, sódio), vitaminas A, B1, B2, B5, C.

Propriedades medicinais: alcalinizante, antibiótica, antileucêmica, antimutagênica, antioxidante, calmante, diurética, hidratante, refrescante.

Indicações: acidose, cálculos biliares, cirrose hepática, colite, convalescença, dietas de emagrecimento, disenteria, falta de apetite, febre, gota, hemorróidas, inflamações das vias urinárias, insuficiência hepática, leucorréia, prisão de ventre, uretrite, reumatismo, tênia.

Contra-indicações/cuidados: O açucar presene em seu fruto é de rápida absorvção e de baixas calorias, mais os diabéticos e obesos devem consumir com moderação.

Modo de usar:

Tratamento de pessoas debilitadas ou convalescentes; anemias; repositor de potássio; laxante suave : em 2 ou 3 fatias da polpa do melão adicione mel. Coma, antes das pricnipais refeiçòes.

Tratamento de olhos cansados e pélpebras inflamadas; contusões : retire a casca, tendo uma polpa. Amasse bem até adquirir a consistência de uma pasta. aplique sobre as pálpebras ou sobre a local afetado, por 15 minutos. Em seguida, lave com água morna.

Máscara nutrutiva, auxiliar no tratamento da pele seca, cansada e recuperação da elasticidade : raspe com um colher a polpa raspada, adicione 1 gema de ovo e 1 colher de sopa de óleo vegetal. Misture e amasse bem. Aplique no rosto por 30 minutos. Retire a máscara com água morna, sem esfregar.

Alimento nutritivo : retire a casca de um melão, corte a polpa e pequenos pedaços de reserve. Faça uma calda com 3 copos e reserve. Faça uma calda com 3 copos de água e 3 copos de açúcar cristal. Junte o melão e deixe ferver por 5 minutos. Retire a fruta e deixe a calda ferver por mais de 10 minutos. Derrame a calda sobre a fruta, deixe esfriar completamente e guarde em recipiente tampando. Coma uma pequena porção.

Melão


Ajude Plantas Que Curam a difundir a saúde pela natureza, divulgando nosso site nas redes sociais.

Nosso site é um serviço oferecido de forma gratuita, mais se caso você desejar contribuir com nosso trabalho, pode fazer uma doação pelo sistema pagseguro do Universo On-line.