Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

BENEFÍCIOS DO MIRTILO

Vaccinium Myrtillus

O mirtilo tonifica os pequenos vasos sanguíneos que atravessam os tecidos do corpo, sobretudo os capilares. Atua especialmente sobre a micro circulação do olho e pode ajudar a melhorar a visão.

Descrição : Planta da família das Ericáceas, também conhecido como arando, arandeiram, airela e uva do monte, habitante dos terrenos siliciosos das florestas de montanha, desenvolve-se frequentemente em densas manchas, não deixando lugar para outras espécies vegetais. Os silvicultores consideram este arbusto, de bagas azuis e sumarentas, uma planta nociva, devido à rede formada pelos seus caules subterrâneos e à densidade das suas partes verdes, que impedem o repovoamento das florestas. Colhem-se com um sedeiro, devem ser ingeridas aos punhados para melhor se apreciar o seu incomparável sabor e são utilizadas em pastelaria e em compotas. Suportam bem a congelação, pois não sofrem alteração. Nos Vosges obtém-se por destilação do arando uma bebida muito saborosa, semelhante ao Kirsch. Outrora, extraía-se uma substância corante azul-escura desta planta que, aliás, deixa marcas nos dentes e na língua dos seus apreciadores. Os antigos não conheciam o arando. Plínio fala de uma Vaccínia, que é uma planta diferente. Os autores da Idade Média referem-se, ignorando, no entanto, a sua principal ação, antidiarreica, que deve ter sido descoberta por empirismo popular e foi comprovada por análise científica.

Parte utilizada: Folhas, frutos.

Indicações

Microcirculação : Melhora a circulação sanguínea nas artérias, nas veias e nos capilares. O mirtilo ajuda a melhorar a má circulação periférica e impede a saída de fluidos dos vasos sanguíneos. Pode ser útil em muitos problemas circulatórios, incluindo hemorróidas, varizes, frieiras, síndroma de Raynaud, claudicação intermitente e formação

Diabete : Combate (baixa) o açúcar do sangue

Auxiliar da visão : Tomado a longo prazo, o mirtilo melhora a saúde dos olhos, protegendo-os de danos resultantes da diabetes e da hipertensão. Por vezes, é útil na miopia e na prevenção da formação de cataratas. Melhora a visão das pessoas que leem muito.

Habitat: Planta de origem europeia., em implantação no Brasil. As plantas são arbustos de pequeno porte que crescem em sub-bosques de florestas temperadas na Europa. Vive em regiões nas quais o inverno é bastante rigoroso, daí a dificuldade em cultivá-lo no Brasil pois só o sul oferece tal clima.

História: Na culinária pode ser utilizada em - mussi, marmelada, vinho e bolos. Seu suco era empregado para tingir finos vinhos tintos.

Propriedades : Tônicas, antidiarreico, adstringente, anti-hemorrágico, antisséptico, hipoglicemiante.

Princípios Ativos : Flavonoides, pigmentos antociânicos, sais minerais, tanino, vitamina C, provitamina A, ácido cítrico e málico.

Contraindicações/cuidados: gastrites e úlceras gastroduodenal. Devido à considerável quantidade de hidroquinona das folhas, os tratamentos devem ser descontínuos. Pacientes com gastrite ou úlceras gastroduodenalos devem evitar o uso do mirtilo, pois devido aos taninos pode haver aumento da moléstia.

Mirtilo

Farmacologia: Atua em casos de diarreias graves. Indicado para ação local no alívio de inflamações na boca e catarros. Já foi muito utilizado contra febres. É atribuída a mirtilina a ação antibactericida. Possui um valor nutritivo indiscutível utilizado em marmeladas, talvez seja esta razão por ajudar a melhorar a visão noturna, devido à presença de vitaminas; Mirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal, claudicação intermitente e pé diabético. Há um produto comercial no Brasil denominado miralis, fabricado pela Ativus Farmacêutica; Por todo o mundo há laboratórios que investigam e estudam o mirtilo. Além do valor nutricional também tem propriedades de antissépticas, antidiarreicas e anti-hemorrágicas, A presença de fibras resulta num remédio para tratar constipações e a atonia intestinal; Na Europa documentaram que os mirtilos têm concentrações (muito) elevadas de anticianina, um composto normalmente vinculado com prestações que melhoram a visão noturna e reduzem a vista cansada; Melhora a memória e a coordenação motora quando afetadas por doenças de caráter degenerativo, protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por ação do envelhecimento, como perda da memória em curto prazo; Estudos recentes provaram que o mirtilo tem compostos que previnem e tratam infecções no aparelho urinário; Novos estudos e pesquisas efetuadas por laboratórios credenciados, nos EE.UU. revelaram que o mirtilo também reduz o LDL, sendo mais eficiente que muitos medicamentos prescritos pelos médicos; O mirtilo é o fruto que contém mais antioxidantes, neutralizadores de radicais livres que danificam o sistema imunológico e que conduzem a doenças degenerativas. O aumento de radicais livres está diretamente relacionado com - radiação, produtos químicos, poluição, fumo, drogas, álcool e pesticidas.

Modo de usar: Fruto: - fabricação de: doces, compotas, geleias, corante de vinhos; - consumido ao natural, seco ou cozido; - mastigados (secos) para tratar a diarreia; - vinho de mirtilo, a compota e o extrato alcoólico: diarreia; - o sumo, a compota e a geleia: inflamações da boca e da laringe; - infusão de cinco colheres de sopa de fruto em um litro de água. Deixar por 15 minutos. Beber durante o dia. - decocção de 35 g por litro de água. Ferver por 5 minutos. Beber a vontade. Folhas: - consumidas na forma de saladas. - compressas e máscara: repouso da pele do rosto. - infusão de cinco colheres de sopa de folhas em um litro de água (fervente). Deixar esfriar e beber durante o dia. - decocção de 5 colheres de sopa de folhas por litro de água. Ferver por 5 minutos. Tampar e deixar esfriar. Beber durante o dia.



Mirtilo Planta


Dieta  de 21 dias