Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

MONARDA

Monarda didyma

Descrição : Planta da família das Lamiaceae. É uma planta perene, cujos talos quadrados demonstram que é da família da hortelã, fato que o perfume confirma. As abelhas são traídas por ela, e os beija-flores são visitantes constantes das florações vermelhas, selecionado as flores pela cor e não pelo cheiro. A monarda tem um cheiro que lembra a essência de bargamota, extraída da casca da Citrus bergamia. Essa essência é frequentemente usada para substituir o nerol destilado em Grasse da floração da laranja amarga. Ambos são usados na fabricação de perfumes. A planta cresce até quase um metro em lugar úmido.

Seu nome cientifico foi dado em homenagem ao doutor Nicolas Monardes, o médico e escritor espanhol do século XVI que escreveu joyful news out of the new found world. O chá da monarda é uma bebida popular em várias regiões do globo. Suas folhas crescem aos pares, em ponta, ligeiramente serrilhadas e um pouco ásperas. A espiral terminal é apoiada nas brácteas verde claras tingindas de vermelho.

Propriedades medicinais: Digestivo, hipotensor. Tanto as folhas como as flores são carminativas e aromáticas.

Indicações: dismenorreia, gases, indisposição, insônia, náusea, vômito.

Monarda

Dieta  de 21 dias