Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

MOSTARDA PRETA

Brassica nigra

Descrição : Planta da família das Brassicaceae, também conhecida como mostardeira. Erva de condimento que produz um tempero é feito a partir de sementes moídas da planta, com o tegumento removido.

As sementes são duras e variam em cor do castanho escuro ao preto. Elas são saborosas, apesar de terem quase sem aroma.

As sementes são comumente utilizados na culinária indiana no curry, onde é conhecido como 'rai'. As sementes são geralmente jogadas em óleo quente, lançando seu sabor característico "uma noz. As sementes têm uma quantidade significativa de óleo graxo. Este óleo é usado frequentemente como óleo de cozinha em Portugal.

Essa planta pode crescer de 2 à 8 pés de altura com cachos de pequenas flores amarelas. Estas flores são normalmente de até 1 / 3 de diâmetro, com quatro pétalas cada. Suas folhas são cobertas de pequenos pelos.

As folhas podem murchar em dias quentes, mas se recuperar à noite. Desde 1950, a mostarda negra tornou-se menos populares em comparação com mostarda da Índia porque alguns cultivares de sementes de mostarda Índia, que pode ser colhida mecanicamente em uma forma mais eficiente.

Parte utilizada: Sementes, folhas.

Floração : De abril à novembro.

Habitat : Cresce em campos, terrenos baldios, margens de estradas, também cultivada.

Curiosidade : Teoriza-se que a mostarda preta é a semente mencionado por Jesus em Mateus 13:31-32.

Origem : Europa, sul do mediterrâneo.

Princípios Ativos: Amido, glucósido, isoticianato de alila, mirosina, mucilagem, sinigrina, sulfocianeto de alila; sementes: albuminas, mucilagem, óleo sinápico, tioglicosídeos.

Propriedades medicinais: Digestiva, estimulante.

Indicações: Dor reumática, cãibra ou lassidão.

Contraindicações/cuidados: CUIDADO: irritante para a epiderme. Pode ser tóxica , se consumida em grandes quantidades. Todos os produtos à base de mostarda são irritantes para a epiderme logo o tempo de aplicação deve ser cuidadosamente determinado.

Efeitos colaterais: Em doses excessivas, pode causar dores abdominais, vômitos e gastrite, entre outros efeitos maléficos.

Modo de usar:

- As folhas no preparo de ensopados, saladas, molhos e condimentos;

- Cataplasmas de farinha de mostarda: dores reumatismais, cãibras ou lassidão;

- Purgante: 15 gr. de mostarda negra trituradas, dissolvidas em um copo de água, três vezes ao dia; - Gastrite: 6 grãos de mostarda negra, em um copo de água;

- Cataplasma para ciática: 100 gr. de farina de milho; 10 gr. de mostarda negra em pó. Macerar por 48 horas em 100 ml de aguardente. Aplicar por meia hora.

Mostarda

Dieta  de 21 dias