Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

MURICI OU MURUCI

Byrsonima spicata

Descrição : Da família das Malpighiaceae, também conhecida comomuruci, pau-de-curtume; maricão, nancito, nancillo, nance, maurissi, mauricif, bois-tan, langossi. Arbusto ou árvore pequena, geralmente formando touceiras ou raramente isoladas, contendo raízes profundas. Suas folhas são opostas, pecioladas e coriáceoas. As flores, de coloração amarelada, apresentam glândulas visíveis no cálice. O fruto é uma drupa amarelada, esférica, contendo raízes profundas. Suas folhas são opostas, pecioladas e coriáceas. As flores, de coloração amarelada, apresentam glândulas visíveis no cálice. O fruto é uma drupa amarelada, esférica, contendo sementes. Reproduz-se por sementes e nasce espontaneamente em campos, cercados e tabuleiros arenosos do litoral, não necessitando de cultivo. A colheita pode ser feita em qualquer época do ano, e o fruto maduro, somente nos meses de fevereiro a maio. O Fruto maduro é rico em gorduras e de alto valor nutritivo.

Parte utilizada: casca, fruto.

Origem : América tropical.

Modo de conservar : As raízes , as folhas e os frutos devem ser secos ao sol, em local ventilado e sem umidade. Armazenar em sacos de papel ou de pano, em separado.

Princípios Ativos: taninos , pigmentos, gorduras, fitosteróis.

Propriedades medicinais: Adstringente, protetor da mucosa intestinal.

Indicações: diarreia, disenteria, infecções intestinal, afecção da boca e garganta (gengivite, amigdalite, faringite), hemorroida.

Modo de usar:

diarreia; infecções intestinais; protetor da mucosa intestinal : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de folhas fatiadas e adicione água fervente. abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, de 2 a 3 vezes ao dia, ou após cada evacuação.

Feridas de mau aspecto; chagas; afecções da boca e da garganta, gengivites, amigdalites e faringites : coloque 1 colher de sopa de raízes picadas em 1/2 litro de água em fervura. Desligue o fogo, espere esfriar e coe. Aplique no local afetado, com um chumaço de algodão, de 2 a 3 vezes ao dia. No caso de afecções da boca e da garganta, faça gargarejos ou bochechos, 2 vezes ao dia.

Corrimento vaginal : coloque 1 colher de sopa de raízes picadas e 1 colher de sopa de folhas picadas em 1/2 litro de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos, espere amornar e coe. Faça a higiene interna, em banho de assento ou ducha higiênica, de 2 a 3 vezes na semana.

Hemorróidas; fissuras anais : coloque 2 colheres de sopa de folhas picadas e 2 colheres de sopa de folhas picadas de tanchagem em 1'/2 litro de água. Ainda morno, faça banho de assento, com uma suave massagem no local afetado, de 2 a 3 vezes por semana.

Murici

Dieta  de 21 dias