Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

MUSGO DA ISLÂNDIA

Cetraria islandica

Descrição : Planta da família das Parmeliaceae. Planta criptogânica do grupo dos líquens, assim como o seu nome indica, isto é, uma simbiose entre alga e o cogumelo.

Princípios Antigos : Esta espécie tem igualmente principio amargo amargo que o torna antivomito. Encerra 70 % de glúcide, um gliconato, a liquelina e um principio amargo, a depsidone, que se chamava antigamente de cotralin.

Propriedades medicinais: Aperiente, expectorante, tônico.

Indicações: Inflamação das vias respiratórias.

Modo de usar : Como antivomito, sob forma de tintura alcoólica de líquen na dose de 50 a 60 gotas por base de 10 por 1.000. Decocção para a tosse, submeter a planta deve ser submetida a uma fervura, despejando-se fora o líquido resultante que encera o principio amargo. Em seguida lava-se na água fria, levando-o novamente ao fogo para ferver durante meia hora. Passa-se e adoça-se o líquido produzido, com açúcar ou xarope.

Musgo da Islandia

Dieta  de 21 dias