Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

NARCISO - A FLOR DO MITO

Narcissus poeticus

Essa planta conhecida medicinalmente desde a antiguidade tem seu nome associado à vários mitos e lendas, sendo a mais conhecido o mito grego-romano.

Descrição : Planta da família das Amaryllidaceae, também conhecida como narciso dos poetas.

Possuo uma flor extremamente perfumada, com um anel de pétalas em branco puro e uma coroa pequena de amarelo com uma borda avermelhada distintos, O narciso cresce entre 20 e 40 centímetros de altura e é amplamente naturalizado na América do Norte e Europa.

Parte utilizada: Flores, bulbo.

Indicações: Epilepsia, contração muscular, histeria, afecção espasmódica, febre intermitente, diarreia, disenteria, reumatismo, doença cerebral acompanhada de pupilas dilatadas.

Princípios Ativos: O buldo é rico em alcaloides (narcitina, narcicisteína).

Propriedades medicinais: Afrodisíaca, antiespasmódica, catártica, emética, narcótica, sedativa.

Acredita-se que o seu efeito seja mais narcótico do que afrodisíaco.

Origem : Mediterrâneo.

Contraindicações e cuidados: Extremamente tóxico e narcótico. Não consumir nem aplicar topicamente, pois é extremamente tóxico.

Pode causar dermatite, irritação de contato; o uso interno causa catarse e inflamação gastrintestinal, podendo levar à morte. A inalação do óleo essencial em excesso pode causar dor de cabeça e vômitos. De 0,06 g a 0,2 g do extrato aquoso provoca vômito.

Efeitos colaterais : Embora todos os narcisos são venenosos quando ingeridos, de Narciso Poeta é mais perigoso do que outros, atuando como um forte emético e irritantes. O cheiro é forte o suficiente que pode causar dor de cabeça e vômito se grandes quantidades é mantido em uma sala fechada.

Modo de usar:

- Tintura dos bulbos por maceração em álcool a 98 %. Tomar de 1/4 gota a 10 gotas, de acordo com orientação do especialista.

Narciso

A Flor e a Lenda

Essa espécie do gênero narcissus foi um dos primeiros narcisos a serem cultivados, e frequentemente identificado como o narciso da Antiguidade , muitas vezes associada à lenda grega de Narciso.

Segundo a lenda greco-romana, o jovem Narciso, convencido de sua beleza, não dava atenção a algumas ninfas que o admiravam. Sendo que uma delas, Echo, irritada com sua frieza, foi desaparecendo aos poucos até que somente sua voz se fazia perceptível.

Os deuses, irritados, condenaram Narciso a se apaixonar por seu reflexo nas águas de um lago. Até que morreu admirando a sua beleza e se transformou em flor.

O Narciso e a perfumaria

O Narciso é cultivada na Holanda e sul da França para a extração do óleo essencial, óleo de Narciso, uma das fragrâncias mais populares usadas em perfumes. O óleo é utilizado como ingrediente principal em 11% dos modernos perfumes de qualidade, incluindo 'Fatale' e 'Samsara' como um floral concreto ou absoluto. O óleo da fragrância parece uma mistura de jasmim e jacinto.

Os principais produtores do Narciso para a perfumaria são a região francesa de Auvergne, marrocos e Egito. Seu óleo é extraído através da lavagem com álcool.

História : Na Índia o óleo é aplicado no corpo antes da oração nos templos. Os árabes recomendam o óleo como um afrodisíaco e uma cura da calvície! Considerado um afrodisíaco. Usado em perfumaria de primeira qualidade.
Perfumistas romanos usaram as flores de narciso ( narcissum rom) para fazerem os seus perfumes complexos.



TAXINOMIA DO GÊNERO NARCISO :

Narcissus abscissus
Narcissus alpestris
Narcissus assoanus
Narcissus asturiensis
Narcissus atlanticus
Narcissus aureus
Narcissus barlae
Narcissus bertolonii
Narcissus bicolor
Narcissus broussonetii
Narcissus bulbocodium
Narcissus calcicola
Narcissus canaliculatus
Narcissus canariensis
Narcissus cantabricus
Narcissus cavanillesii
Narcissus corcyrensis
Narcissus cordubensis
Narcissus cuatrecasasii
Narcissus cupularis
Narcissus cyclamineus
Narcissus cyprii
Narcissus dubius
Narcissus elegans
Narcissus fernandesii
Narcissus gaditanus
Narcissus hedraeanthus
Narcissus hispanicus
Narcissus italicus
Narcissus jonquillaNarcissus longispathus
Narcissus macrolobus
Narcissus minor
Narcissus moschatus
Narcissus nanus
Narcissus nevadensis
Narcissus nobilis
Narcissus obesus
Narcissus obvallaris
Narcissus ochroleucus
Narcissus pachybolbus
Narcissus pallidiflorus
Narcissus panizzianus
Narcissus papyraceus
Narcissus poeticus
Narcissus polyanthos
Narcissus portensis
Narcissus provincialis
Narcissus pseudonarcissus
Narcissus pumilus
Narcissus radiiflorus
Narcissus romieuxii
Narcissus rupicola
Narcissus scaberulus
Narcissus serotinus
Narcissus tazetta
Narcissus tortifolius
Narcissus triandrus
Narcissus viridiflorus
Narcissus willkommii

Dieta  de 21 dias