Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

NENUFAR - A FLOR DOS LAGOS

Nymphaea lotus.

O Nenufar Branco, a flor dos espelhos d'agua, é uma planta aquática, caracterizada na medicina popular como um anti-afrodisíaco e um leve narcótico.

Descrição : Planta da família das Nymphaeaceae, também conhecida como nenufar-branco, lótus branco, lótus-do-Egito, lírio-dos-lagos e lua-da-água.

É uma planta ornamental que enfeita, na Europa a maior parte dos logradouros, onde existiam tanques com espelhos d'água. Suas folhas são ovais, mas são as flores, de muitas pétalas de brancura imaculada, que constituem a principal beleza dessa planta. Sua folhas crescem abaixo do nível da água,porém floresce acima somente. É uma planta perene e pode crescer até os 45 cm de altura.

Parte utilizada: Flores secas e raízes.

Curiosidade : Nos tempos antigos se atribuiu a essa planta as virtudes de destruidora do amor, devido as suas propriedades anti afrodisíacas. Os eremitas egípcios utilizavam a planta a fim de poder melhor suportar os rigores do celibato.

Princípios Ativos: taninos , ácidos gálicos, amido, sais minerais e ácidos vegetais.

Propriedades medicinais: Narcótica, mucilaginosa, calmante, anafrodisíaca e emoliente.

Indicações: Doenças nos rins e bexigas, calmante e no auxilio de cicatrização de feridas.

ninfeia

Dieta  de 21 dias