Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

NICURI DE CABOCLO OU LICURI

Cocos coronata Mart.

O Nicuri de Caboclo ou Licuri é uma palmeira muito comum no nordeste brasileira, conhecida como um colírio natural, e de suas bagas extraíse um óleo para fazer sabão.

Descrição : Planta da família das Arecaceae. Também conhecida como adicuri, alicuri, aracui, aracuri, aribury, aricui, aricuri, ariri, aruuri, butiaseiro, butua, coco-cabecudo, coqueiro-cabecudo, coqueiro-dicori, dicori, dicuri, iricuri, licuri, nicori, nicori-iba, nicury, ouricuri, uricurti, urucuri, uriricuri, ururucuri.

Palmeira natural da mata atlântica e da caatinga, que pode chegar a 10 metros de altura, possui frutos comestíveis e de suas sementes extraí-se um óleo do qual se produz cera.

As florés são pequenas e amarelas, reunidas em cachos.

O fruto é uma drupa, com endoderme ovóide ecarnoso.

Habitat : Ocorre principalmente a leste do rio São Francisco, em Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e norte de Minas Gerais, na caatinga e florestas semidecíduas, assim como nas zonas de transição para a restinga e o cerrado.

Propriedades medicinais: Oftálmica.

Indicações : Ainda não pode ser comprovado, porém as populações caboclas utilizam a água do fruto verde para problemas de visão, como se fosse um colírio natural.

Nicuri de Caboclo

TALVÉZ ISSO POSSA LHÊ INTERESSAR :

O Licur (Syagrus coronata), estudo realizado por Cícera Izabel Ramalho.

Estudo da Embrapa produzido por Marcos Antônio Drumond.




Ajude Plantas Que Curam a difundir a saúde pela natureza, divulgando nosso site nas redes sociais.

Nosso site é um serviço oferecido de forma gratuita, mais se caso você desejar contribuir com nosso trabalho, pode fazer uma doação pelo sistema pagseguro do Universo On-line.