Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

NINFÉIA

Nymphaea odorata.

É uma planta ornamental e aquática que embeleza os lagos, sendo que o gênero Nympheae abrange uma grande variedade de plantas, entre eles a ninfeia azul, a ninfeia branca e a ninfeia vermelha.

Descrição : Planta da família das Nymphaeaceae, também conhecida como ninfeia branca, aguapé-da-flor-branca, lírio aquático, lírio-d’água, patinha d'água, nymphea albo-virides; gigoga; golfo; castilia púbica; orelha-de-burro.

É uma planta de folhas arredondadas, profundamente cordiformes, com pedolos relativos à altura das águas, verdes reluzentes por cima e roxas por baixo. As flores, que são brancas, abrem-se à noite e fecham-se depois que o sol esquenta. As raízes são adstringentes e altamente narcóticas.

Parte utilizada: Rizoma.

Origem: América do Norte.

Princípios Ativos: taninos (elagitaninos, galotaninos), ninfeína.

Propriedades medicinais: Adstringente, antisséptica, antiblenorrágica, antidiarreica, calmante, emoliente, mucilaginosa, sedativa.

Indicações: Calmante, compulsão sexual obsessiva, ninfomania, disenteria, diarreia, gonorreia, leucorreia, bronquite. Utiliza-se a raiz em forma de chá para disenterias, infecções da uretra e vagina e em doenças de pele, além de tumores duros. Aplicam-se as folhas em compressas para inchações e formigamento.

Contraindicações/cuidados: Gestantes, nutrizes. Em animais pode ser letal. Intoxicação não observada em humanos.

Modo de usar: Infusão das flores secas.

Ninféia

TAXINOMIA DO GÊNERO NINFÉIA ;

Nymphaea alba L.
Nymphaea amazonum Mart. et Zucc.
Nymphaea ampla (Salisb.) DC.
Nymphaea blanda G.F.W. Meyer
Nymphaea caerulea Savigny
Nymphaea capensis Thunb.
Nymphaea conardii Wiersema
Nymphaea ×daubenyana W.T. Baxter ex Daubeny
Nymphaea elegans Hook.
Nymphaea glandulifera Rodschied
Nymphaea jamesoniana Planch.
Nymphaea leibergii Morong
Nymphaea lotus L.
Nymphaea mexicana Zucc.
Nymphaea micrantha
Nymphaea odorata Ait.
Nymphaea rudgeana G.F.W. Mey. (Aguapé-da-meia-noite)
Nymphaea tetragona Georgi
Nymphaea ×thiona Ward.

Dieta  de 21 dias