Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

NOVELEIRO

Viburnum opulus

Essa planta também conhecida como bola de neve, pode ser usada em cãibras e dores musculares.

Descrição : Planta da família das Adoxaceae, também conhecida como "bola-de-neve", "noveleiro", "novelo", "novelo-da-china", "novelo-cromático" e "espirema", mas o nome mais comum é rosa-de-gueldres.

Útil em problemas que afetam o músculo-esquelético e os órgãos internos, o noveleiro merece a fama que tem de ser um antiespasmódico eficaz. Importante na fitoterapia do Ocidente, relaxa o tônus muscular excessivo, aliviando tensão e cãibras musculares.

Habitat : A Viburnum opulus é nativa da Europa e Ásia. Alguns botânicos consideram a espécie norte-americana Viburnum trilobum como uma variedade botânica desta ( como Viburnum opulus var. americanum Ait.), ou uma subespécie , Viburnum opulus subsp. trilobum (Marshall) Clausen.

Plantio : É geralmente cultivada como planta ornamental devido as suas flores e frutos. Tolera a maioria dos solos, porém cresce melhor em solos úmidos e moderadamente alcalinos. Vários cultivares foram selecionados, entretanto apresentam flores estéreis, em maior abundância, porém não produzem frutos. É encontrada em matos, matagais e ripícola, com floração entre março e abril.

Propriedades : Antiespasmódico, adstringente e redutor da pressão arterial.

Noveleiro

Indicações : Usado contra Cãibras e dores musculares por vezes, as dores reumáticas devem-se mais aos músculos presos do que a inflamação. Neste caso, o noveleiro pode ser bastante eficaz, relaxando os músculos e fluindo a circulação para eliminar as toxinas acumuladas. Cólicas digestivas, o noveleiro é eficaz para espasmos intestinais, incluindo a síndrome do cólon irritável.

Cãibras e dores musculares : Por vezes, as dores reumáticas devem-se mais aos músculos presos do que à inflamação. Neste caso, o noveleiro pode ser bastante eficaz, relaxando os músculos e fluindo a circulação para eliminar as toxinas acumuladas muitas vezes um dos fatores responsáveis pela dor. Além de aliviar problemas reumáticos e artríticos, a ação antiespasmódica do noveleiro torna-o um remédio útil para pernas inquietas, cãibras nas pernas e dores menstruais espasmódicas. Tome sozinho para aliviar sintomas; combine-o com remédios anti-inflamatórios — como o salgueiro-branco (Salix alba) e o freixo-espinhoso (Zjmthoxylmn spp.) para problemas reumáticos como a fibromialgia. Para as dores menstruais, tome-o antes de começarem as dores.


Dieta  de 21 dias