Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

ORTOSIFÃO

Orthosiphon stamineus.

O Ortossifão ou Java é o santo remédio para problemas nas vias urinárias e um coadjuvante em dietas de emagrecimento, seu uso é muito difundido no oriente, mais aos poucos está chegando no Brasil.

Descrição :

Planta da família das Lamiaceae, também conhecido como java.

Planta vivaz de caule quadrado e flores em forma de espiga de cor púrpura, azul ou branca. Atinge de 40-60 cm de altura.

Partes Utilizadas : As folhas.

Origem : Indonésia.

Indicações:

No mercado fitoterápico o seu uso é mais difundido em dietas de emagrecimento, como depurativo, para reduzir o colesterol, contra a insuficiência renal, para dissolver cálculo biliar e renal e contra a retenção de líquidos e litíase renal.

Pode também ser indicado no seguintes casos, albuminúria, calcificação das artérias, diátese do ácido úrico, dor da bexiga e rins, dor hepatobiliar, reumatismo articular.

Ortosifão

Propriedades Medicinais : Diurético, colerético, antibacteriano, desinfetante, drenador.

Princípios Ativos: Óleo Essencial (0,02-0,06%): formado principalmente por sesquiterpenos, entre eles temos o selineno, cariofileno, etc.; Flavonoides: cirsimaritina, eupatropina, salvigenina, sinensetina, etc.; abundante em Sais de Potássio (2,5-3%); Sais de magnésio; Ácidos Orgânicos: rosmarínico, ursólico, cafêico, glicólico e benzóico; sitosterol; amirina; Inositol; Betaína; Colina; Diterpenos; Metilripariocromeno A; Ortosifonina (glicosídeo amargo); Saponinas Triterpênicas: sapofonina; taninos (5-10%).

Toxicidade: Não se tem demonstrado efeitos indesejáveis nas doses usuais. Os taninos e os princípios amargos presentes no Chá de Java induzem a um aumento da secreção cloropéptica. Para eliminar este problema, recomenda-se a manipulação em forma de cápsulas ou comprimidos entéricos. A infusão apresenta um intenso sabor amargo que pode produzir náuseas e vômitos.

Contraindicações : É contraindicado no caso de insuficiência renal ou cardíaca ou quando se suspeite da existência de obstrução das vias biliares, só deve ser utilizado sob prescrição médica.


Dieta  de 21 dias