Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

BENEFÍCIOS DO OXICOCO

Vaccinium macrocarpon

Também conhecida como Uva do Monte ou Mirtilo Vermelho, sua fruta é muito utilizada da culinária da América do Norte.

Descrição : Arbusto perene da família das Ericaceae, cujo seus frutos são bagas vermelhas, mundialmente ele é conhecido como cranberry ou arando. A forma mais comum de consumo dessa planta é através do suco de seu fruto e na confecção de doces.

O oxicoco, um remédio caseiro bem conhecido, toma-se para problemas do sistema urinário, como a cistite e a uretrite. De sabor ácido e rico em vitamina C, tem fortes propriedades desinfectantes no âmbito dos aparelhos urinário e gastrointestinal.

Parte utilizada: Frutos.

Origem : América do Norte.

Princípios Ativos: Ácido acético, ácido ascórbico, ácido cáprico, ácido cítrico, ácido málico, ácido valeriânico, arbutina, astragalina, beta-sitosterol, cálcio, epicatequina, escopoletina, esculetina, ferro, magnésio, pectina, potássio, selênio, tanino, zinco.

Propriedades medicinais: Antibacteriana, antibiótica, antiescorbútica, febrífuga, peitoral.

Indicações: Aumento da acidez da urina, prevenção de cálculos renais, reduzir quantidade de cálcio na urina, problemas respiratórios, escorbuto, febres.

Rico em antioxidantes, pode prevenir infecções bacterianas da bexiga e uretra, diminui significativamente a formação de placa e cáries nos dentes.

Estudos dizem que os taninos contidos na planta impedem que a E.coli provoque uma infecção.

Essas proantocianidinas têm efeitos múltiplos sobre a bactéria: alteram sua forma e suas membranas celulares e interferem em sua comunicação intracelular.

Problemas da próstata : A sua ação tonificante e antisséptica no sistema urinário torna-o útil em problemas da próstata. Tomar regularmente o sumo ou o extracto pode ajudar a aliviar a frequência e outros sintomas associados à hipertrofia da próstata. O uso de médio a longo prazo pode ajudar noutros problemas da próstata, como a prostatite crônica.

Cistite e uretrite : O arando tem constituintes que impedem as bactérias de se agarrarem às paredes dos canais urinários e dos intestinos, facilitando a sua expulsão. Tomado, de preferência, cm sumo não adoçado concentrado, o arando pode ser misturado com outros sumos de fruta (por exemplo, de maçã). Evite sumos com muito açúcar, porque o açúcar enfraquece o sistema imunitário. As investigações sugerem que se podem tomar grandes quantidades de sumo para infecções agudas — até % litro por dia durante alguns dias, juntamente com muita água. Em uso prolongado, tome menos de metade dessa quantidade.

Oxicoco

Contraindicações/cuidados: Gestantes, nutrizes e crianças usar com supervisão médica. Há raros casos de diarreia e alergias, que desaparecem com a suspensão do uso.

TALVÉZ ISSO POSSA LHÊ INTERESSAR :

Ciência aprova o suco de oxicoco contra infecções urinárias.

Suco de oxicoco pode ajudar a baixar a pressão arterial.


Dieta  de 21 dias