Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

Paciência

Rumex patiencia.

Descrição : Pertence a família das Poligonáceas, e também conhecida como labaça, coenha e azeda espinafre, por suas folhas serem aproveitadas na culinária como espinafre.

É uma planta que possui a raiz forte, de folhas não perecíveis, e se dá bem nos lugares úmidos. Cresce em abundância nos campos, à beira de águas paradas e no brejos.

Possui hastes direitas e caneladas, com muito ramos atingindo de 1 a 1,50 metros de altura. Suas folhas são ovais, pontudas e onduladas, seguras por longo pecíolo. As flores são pequenas e esverdeadas e, na Europa brotam em junho a agosto.

Parte utilizada : Raiz e folha.

Origem : Europa.

Propriedades : Depurativa, tônicas, adstringente, febrífuga e laxativa.

Indicação : Eczemas e afecções da pele, escorbuto, sarna.

Modo de Usar :

A tisana preparada com a fervura, durante meia hora, em um litro de água, de 20 gramas de suas raízes, tomada em doses de três xícaras por dia, e eficaz contra a eczema e as afecções da pele. Para uso externo, é excelente loção contra a tinha e as espinhas do rosto.

A tintura obtida de álcool de 90%, de boa qualidade, é depurativo e tônico. A tintura deve ser deixada em escanço durante um mês, a fim de adquirir essa propriedade e misturada a água fresca, à razão de 5 gotas de cada vez.

A raiz macerada longamente com vinho, constitui um dos melhores antiexcorbuto. Diz-se o mesmo que a raiz fresca, ralada e misturada, em partes iguais com o enxofre, é aplicada em fricções repetidas para a sarna.

rumex

Dieta  de 21 dias