Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

PARIETÁRIA

Parietaria officinallis.

Descrição : Planta da família das Urticaceae, cresce em muros velhos. Pequena planta verde de folhas alongadas e flores verdes. Vivaz que atinge até 30 cm de altura e cresce em regiões de diferentes climas ao longo de todo o Brasil. Tem folhas cobertas por uma penugem não urticante. Parece um pouco com a urtiga brava, também conhecida como parietária, alfava-de-cobra, tiritana; erba dei muri, gambarussa, panmol, vedragin, lavagoti, marajola, perducia; erba vetriola, parietaria, erba vetriola, urceola, perfora muraglie, muraiola, spaccapietre, erbacorona.

Partes Utilizadas : Caules e folhas.

Propriedades : Diurética, anti-inflamatória, adstringente e emoliente.

Indicações : Afecções das vias urinárias e para uso externo é usado para curar feridas, queimaduras, fissuras anais e labiais.

Princípios Ativos : Sais de potássio, taninos , princípios amargos, mucilagens, enxofre e flavonoides.

Modo de usar :

Infusão, preparada com 30 gramas da planta para cada litro de água e se toma em copo grande, várias vezes ao dia.

O pó da parietária incorporado ao mel para tratamento da asma e da tísica pulmonar.

Aplica-se também em uso externo um unguento com banha de porco para angina, sobre a garganta. para queimaduras e contusões, cozinha-se as folhas até a consistência necessária, num vaso vitrificado, juntamente com 20 gramas de farelo e farinha de favas, 15 gramas de malva e um vidro de óleo e vinho.

Parietaria