Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

PARIPAROBA

Piper peltatum.

Descrição : Planta da família das Piperaceae. Herbácea que apresenta o caule com entrenós. As folhas são pecioladas, grandes,a rredondadas e cordiformes. As flores pequenes sere únem em espigas muito compactas, cilíndricas e amareladas. As espigas se reúnem no formato de uma umbela. O fruto é uma baga pequena, comestível, com sementes, muito procurado pelas aves. Reproduz-se por sementes, depreferência em solos úmidos, sombreados e férteis emem terrenos cultivados. A colheita pode ser feita em qualquer época do ano. Também conhecida como pariparoba, santa-maria, cataié, caapeba-verdadeira, malvarisco, pariparobina, pariparoba, manjerioba.

Origem : Brasil, ocorrendo nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia.

Modo de conservar : As raízes, as folhas e os caules são secos ao sol, em local ventilado e sem umidade. armazenar em sacos de paepl ou pano, em separado.

Plantio : Multiplicação: por sementes, estacas do caule e raiz;

Cultivo: Planta brasileira, ocorre do Paraná a Amazônia. Prefere solos úmidos, fofos e arenoargilosos com bastante matéria orgânica. O espaçamento deve ser de 1,5 metros entre plantas;

Colheita: colhem-se os frutos, raízes, cascas do caule e folhas.

Propriedades medicinais: Antiofídica, colagogo, diurético, hepático, laxante, sudorífera, tônico.

Indicações: baço, contusão, erisipela, febre, ferida, fígado, filária, furúnculo, hidropsia, inflamação das pernas, pulmões, queimadura, reumatismo, rins, tosse, útero.

Modo de Usar :

Estimulante das funções estomacais, hepáticas, pancreáticas e do baço, diurético : em 1 xícarca de chá, coloque 1 colher de chá de raízes picadas, 1 colher de chá de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá de manhã, em jejum, e outra antes do almoço.

Debilidade orgânica; estimulante das funções estomacais; hepáticas; apncreáticas e do baço : coloque 2 colheres de sopa de raízes e folhas picadas em 1 garrafa de vinho branco seco. Deixe em maceração por 8 dias e coe. Tome 1 cálice, antes das principais refeições.

Afecções das vias respiratórias, tosses e bronquites; febres : coloque 1 colher de sopa de folhas e caules picados em 1 xícra de café de água em fervura. Desligue o fogo, espere amornar e coe. Adicione 2 xícaras de café de açúcar cristal. Leve novamente ao fogo brando, até dissolver completamente o açúcar. Tome 1 colher e sopa, de 2 a 3 vezes ao dia. Para crianças dar somente metade da dose.

Maturação de furúnculos; queimaduras superficiais; dores de cabeça; reumatismo : lave muito bem, enxugue e fatie 1 folha fresca. Coloque em um pilão e amasse bem. Espalhe em um pano e exponha ao vapor da água em fervura. Espere amornar e aplique, ainda morno, sobre o local afetado, na forma de cataplasma, 2 vezes ao dia.

pariaroba





Indique nosso site para um amigo.