Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

PARA QUE SERVE A PATA DE VACA

Bauhinia forticata.

Descrição : Da família das Leguminosas, é também conhecida como bauínia, miroró, mororó, pata-de-boi, pata-de-burro, unha-de-anta e unha-de-vaca. Árvore com caule e ramos aculeados de até 10 metros de altura e espihosa. As folhas são alternas, com 2 folíolos unidos pela base, largo ovadas, membranosas, coriáceas, apresentando 9 nervuras principais e um corte no centro no sentido vertical até o meio, o que lhe dá o aspecto de uma pata de vaca. O pecíolo apresenta acúleos. As flores, de cor branca, apreentam pétalas desiguais, filiformes. O fruto é uma vagem contendo várias sementes. Reproduz-se por sementes e é de fácil cultivo, não exigente quanto ao solo e clima. É muito encontrada nas matas, copoeiras, beiras de estrada e terrenos baldios. A colheita das folhas deve ocorrer, de preferência, antes da floração, as cascas do caule em qualquer época e as flores no momento de sua abertura.

Habitat: É natural da Amazónia ocorrendo no Cerrado e América central também.

História: É usado pela população indígena e ribeirinha desses regiões há centenas de anos. Os usos nativos de pata de vaca bem não são documentados, mas muito tempo segurou um lugar em medicina herbácea brasileira.

Parte utilizada: cascas, folhas, flores, lenho, raízes.

Plantio : Multiplicação: sementes para formação de mudas;

Cultivo: originária da Ásia. É uma leguminosa, não exige clima nem solo. As de flores brancas são as melhores. Medem de 4 a 8 metros de altura. Planta-se na primavera em espaçamento de 8m X 8m;

Colheita: folhas, cascas do tronco ou da raiz, na época da floração.

Modo de conservar : As folhas, as cascasdos ramos e as flores devem ser secas à sombra, em local ventiladoe sem umidade. Armazenar em vidros de pano ou papel

Origem : América do Sul. Está espalhada por todo o Brasil e no norte da Argetina.

Propriedades : Casca e caule possue propriedades expectorantes. As raízes são vermífugas, as flores são purgativas, as folhas são diuréticas e recomendadas como antidiabéticas. (*)

Indicações : É empregada nos tratamentos da diabetes. A casca é indicada para diabetes e as folhas como diurético.

Principios Ativos : Taninos, flavonóides e glicosídeos.

Modo de usar : infusão de 2 xícaras de café da folha picada em 1/2 litro dágua ou 1 folha picada por xícara de chá. Tomar 4 a 6 xícaras de chá ao dia para diabetes. A infusão das flores é purgativa.

Precauções: Evitar seu uso em pacientes com distúrbios da coagulação sanguínea.

Superdosagem: Não há relatos. Caso ocorra, além das medidas usuais para intoxicação, tratamento sintomáatico para vómito, cólicas e diarreia deverão ser instituídos e dieta zero.

Contra-indicações/cuidados: em caso de gestação ou lactação, usar somente sob orientação médica. Aumento do número de evacuações ou diarreia pastosa em intestinos com tendência à diarreia.

Efeitos colaterais: pode potencializar drogas antidiabéticas; é contra-indicada para pessoas com hipoglicemia.

Pata de Vaca

Modo de usar: como hipoglicêmica: dose de 3g/dia de folhas, por 56 dias; - infusão ou decocção sob forma de banhos: elefantíase e mordidas de cobra; - infusão de 2 xícaras das de cafezinho da folha picada em ½ litro de água ou 1 folha picada por xícaras de chá. Tomar 4 a 6 xícaras de chá ao dia (diabetes); flores (purgativo). - decocção de 1 colher das de sopa do pó da casca e folhas secas em 1 xícara de água. Tomar ½ a 1 xícara de chá ao dia; - decocção: ferver 1 a 2 colheres das de chá de folhas em 1 xícara das de chá de água. Tomar 3 a 4 xícaras ao dia - infusão a 2%: até 6 xícaras de chá ao dia; - infusão de 2 colheres de sopa de folhaas (e ou flores picadas) para 1 litro de água fervente. Tomar 3 a 4 xícaras do chá morno por dia; ½cálice de água, 3 vezes ao dia.

Diabetes : coloque 1 colher de sobremesa de folha picada em 1 xícara de chá de água em fervura. Deixe ferver por 3 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, 3 vezes ao dia, sendo uma de manhã, em jejum e as outras antes das principais refeiçòes.

Diurético; eliminador de cálculos renais : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folha fgatiada e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e ceo. Tome 1 xícara de chá, de 1 a 3 vezes ao dia: 2 xícaras de chá, de 1 a 3 vezes e a outra à tarde,a ntes das 17:00 horas.

Diarréias : coloque 1 colher de sobremesa de csca dos ramos picadas em 1 copo de água em fervura. Deixe ferver por 3 minutos e coe. Tome 1 copo após cada evacuação.

Calmante dos estados nervosos; diurético; diabétes : coloque 3 colheres de sopa de folhas picadas em 1 xícara de chá de água potável. Deixe em amceração por 3 horas, ao sol. Em seguida, coe e adicione 1 xícara de café de conhaque. Misture bem. Tome 1 colher de café, diluido em um pouco de água, 3 vezes ao dia.

Toxicologia: Sem toxidade nas doses recomendadas. A DLM é acima de 300ml para humanos acima de 60Kg. Os extratos etanolícos em doses muito maiores que a terapêutica apresentam sinais de toxidade não especificados, não havendo nenhum relato de morte por intoxicação.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO SITE :

Receita Caseira de Chá do Mororó.

Farmacologia: O Pata de capacidade do vaca abaixar açúcar de sangue primeiro foi informado por um pesquisador brasileiro num em vivo 1 929 estudo clínico, que foi seguido por outro em vivo (cão) estudo em 1 931 . O mesmo pesquisador brasileiro publicou outro estudo em 1 941 , informando os efeitos de açúcar-abaixando de sangue de pata de vaca em seres humanos, caos, e coelhos. Um estudo foi financiado em 1945 determinar os constituintes ativos responsável para sua atividade. Desde que um chá simples de folha foi mostrado ajudar níveis de açúcar de equilíbrio, tornou-se um popular natural remedeia, no entanto, nenhuns estudos subsequentes foram feitos para muitos anos devido a uma falta de financiamento para nonproprietary remedeia e droga; No mid-1980s, contudo (quando herbáceo remedeia outra vez eram popular), pata de vaca continuou uso como um substituto natural de insulina foi reiterado em dois estudos brasileiros. Ambos estudos informaram em ações de hypoglycemic de vivo em vários animal e modelos de ser humano. Pesquisa chilena em 1999 informou as ações de pata de vaca em ratos de diabético. Seu estudo determinou esse pata de vaca foi achado "extrair efeitos notáveis de hypoglycemic," e ocasionou um "diminuição de glycemia em ratos de diabético de alloxan por 39%,". Em 2002, dois em estudos de vivo no sangue-açúcar-efeitos de abaixamento de pata de vaca foram conduzidos por dois grupos separados de pesquisa em Brasil. O primeiro estudo informou "um efeito sig-nificativo de glucose-abaixando de sangue em normal e ratos de diabético. No segundo estudo, 1 50 g da folha (por litro de água) foi dado a ratos de diabético como sua água que bebe. Os pesquisadores informaram isso, depois de um mês, esses pata de recepção de vaca teve um "redução significativa em soro e glucose urinário e ureia urinário. "Em comparação com o grupo de controle; Em 2004, um grupo de pesquisa informou esse pata de vaca outra vez abaixou açúcar de sangue em ratos e triglicéridos também reduzidos, colesterol total e níveis de HDL-COLES-TEROL em ratos de diabético declarando, "Estes resultados sugerem a validez do uso clínico de N. forficate no tratamento de ripo de mellitus de diabetes II. Outros pesquisadores brasileiros informaram em 2004 esse pata de vata, assim como uma única substância química extraiu das licenças chamado kaempferitrin, açúcar de sangue significativamente abaixado em ratos de diabético em todas dosagens mas açúcar abaixado de sangue em ratos normais só nas dosagens mais altas. Eles também documentaram um efeito antioxidante. A toxicidade estuda publicado em 2004 indica não havia nenhuns efeitos tóxicos em qualquer normal nem ratos de diabético, incluindo ratos grávidas de diabético.

(*) A cura pelas ervas e plantas medicinais brasileiras - Ricardo Lainetti e Nei R. Seabra de Britto - Ediouro.






Ajude Plantas Que Curam a difundir a saúde pela natureza, divulgando nosso site nas redes sociais.

Nosso site é um serviço oferecido de forma gratuita, mais se caso você desejar contribuir com nosso trabalho, pode fazer uma doação pelo sistema pagseguro do Universo On-line.