Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

PROPRIEDADES MEDICINAIS DO PEPINO

Cucumis sativus.

Descrição : Da família das Cucurbitaceae, também conhecida como concombre , cucumber , cetriolo , gurke , pepino . Planta anual, com hastes grossas e ramosas, rasteiras, angulares, que se espalham pelo terreno ou agarram em obstáculos com o auxílio de gravinhas.

As folhas são verdes foscas, palmadas, com 3 a 5 lóbulos triangulares, acumnadas e dentadas, semelhantes às da parreira da uva. As flores de cor amarela, são unissexuadas, existindo flores masculinas e femininas numa mesma planta.

O fruto é carnoso, tipo baga, de formato cilíndrico, de tamanho e cores variáveis de acordo com o cultivo, com eminências espiriformes e riscos claros. De acordo com o cultivo , os frutos podem ser verdes, amarelo cloros ou rajados, e do tipo Aoday (japones), mercador comprido, mercador meio comprido e pequeno.

A reprodução é feita por semeadura e os solos que lhe são favoráveis são areno-argilosos, bem drenados, férteis e fracamente ácidos. Extremamente sensível ao frio, desenvolve-se bem em regiões temperadas, tropicais e equatoriais.

A colheita começa geralmente, de 60 a 70 dias após a semeadura e prolonga-se por 3 ou 4 meses.

História: Desde o Egito o pepino é usado como alimento e especialmente como cosmético.

Parte utilizada: Frutos.

Origem : Ásia tropical, tendo se disseminado por quase todos os países.

Modo de conservar : Os frutos, com as sementes, geralmente são consumidos frescos, bem verdes, quase sempre crus. Para seu uso deve ser retirada a substância amarga, que se encontra na polpa do pedúnculo.

Assim, corte uma fatia perto do pedúnculo e esfregue bem. Tore a casca no sentido da ponta para o pedúnculo.

Princípios Ativos: vitaminas A, B, C e K, flúor, potássio, fósforo, cálcio, sódio, silício, enxofre, cloro, magnésio, ferro.

Propriedades medicinais: anti-inflamatório, aperiente, calmante, digestivo, diurético, estimulante, refrescante, remineralizante, sedativo, sonífero, tônico.

Indicações: Angina, artrite, cabelos, caspa, cobreiro, dor de garganta, dor de queimadura, menopausa, fígado, pele, picada de inseto, pressão arterial, problemas renais e cardiovasculares, gota, rins, reumatismo, rouquidão, ruga, unhas, vesícula.

Contraindicações/cuidados: Pessoas sensíveis à cucurbitacina, podem apresentar quadro alérgico.

Modo de usar:

Loção refrescante da pele seca, queimaduras de sol e rachaduras na pele : coloque 2 colheres de sopa de casca bem picadas em 1 xícara de chá de água . Leve ao fogo e deixe ferver até amolecer bem em um pilão.

Coe em um pano e esprema o resíduo. Adicione ao líquido obtido o suco de 1 limão e 1 colher de sopa de glicerina.

Misture bem, até adquirir uma consistência pastosa. À noite, após a limpeza da pele, aplique nas partes afetadas, com um chumaço de algodão. Este tratamento não deve ser feito durante o dia.

Creme anti-rugas; sardas : em um recipiente, coloque 1 xícara de café de suco da polpa do fruto e adicione 1 colher de chá de óleo de cozinha ou azeite, 1 colher de sopa de farinha de trigo e 1 colher de sopa de amido de milho, Misture bem até obter uma consistência macia, acrescentando um pouco mais de farinha de trigo ou amido, se necessário.

À noite, após a limpeza do rosto e antes de dormir, aplique com os dedos o creme, massageando levemente. Repita o tratamento 1 vez por semana.

Máscara facial : retire as pontas de 1 fruto deixando o mesmo com a casca. Fatie em rodelas bem finas, quase transparentes. Após a limpeza do rosto aplique as rodelas e aguarde, em repouso, o tempo necessário para elas se soltem.

Em seguida, enxágue o rosto com água fria, sem esfregar a pele.

Digestivo : retire as pontas de 1/2 quilo de pepino Aoday (tipo japones), fatie em rodelas pequenas e salpique1 colher de sopa rasa de sal, misturando bem.

Deixe em maceração por 1 noite, extraia toda a água que se formou e reserve as fatias. Misture 1 xícara de café de vinagre e 1 colher de sopa de açúcar. Leve ao fogo brando até homegeneizar.

Espere esfriar e coloque nas fatias de pepino reservadas. Coma a gosto,antes das principais refeições.

Farmacologia: A alta concentração de silício e enxofre, promove o crescimento capilar. O alto teor de potássio o faz valioso coadjuvante no tratamento da hipertensão arterial (D'Ambrosio. D.); Vários médicos brasileiros confirmam as indicações citadas, como os Drs. Teófilo L. Ochoa, Raul O. Feijão, N.W.Walker, Domingos D'Ambrósio, José Caribe, José Maria Campos.

Não foram encontrados resultados científicos publicados, mas a longa experiência dos profissionais citados, e a variedade de seus princípios ativos presentes confirma o pepino como vegetal valioso no trata-mento das afecções listadas.

Toxicologia: Sem toxidade nas doses recomendadas.

Posologia: O pepino possui uma substância amarga, mais localizada próxima ao pedúnculo, que deve ser retirada por fricção das partes cortadas, para o uso.

As preparações são feitas com a casca, a polpa ou só as sementes de frutos frescos, que devem ser preparados na hora, O consumo como al-mento requer os mesmos cuidados.

O suco pode ser misturado ao de cenoura, beterraba e alface, tanto como remineralizante, como nos casos de gota e doenças renais; Suco de pepino fresco: 1 fruto centrifugado ou batido e espremido, para uso interno em casos de inflamações, reposição de potásssio, gota, artrites, como diurético; O mesmo suco pode ser usado topicamente nas afecções da pete, rachaduras dos tóbios e dos seios; A água do deccoto de 2 colheres de sopa de cascas misturada ao suco de 1 limão e 1 colher de sopa de glicerina se constitui em excelente loção refrescante para uso tópico notumo nas afecções da pele; O suco de 1 fruto acrescido de amido de milho deverá ser usado à noite, semanalmente como tratamento anti-rugas. anti-sardas e para manchas: A polpa do fruto pode ser aplicada como cataplasma diretamente sobre a garganta para debelar inflamações; As rodelas do fruto apfcadas diretamente sobre o rosto funcionam como máscara rejuvenescedora e embelezadora facial: Com as sementes prepara-se uma emulsão que suaviza dores de queimaduras, herpes, hemorróidas, abscessos, e escoriações.

pepino

Dieta  de 21 dias