Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

PESSEGUEIRO

Amygdalus persica.

Descrição : Planta da família das Rosaceae. Árvore pequena de crescimento rápido, que atinge até 5 metros de altura, bem esgalhada. As folhas são alternas, simples e lanceoladas, com pecíolos glandulosos de cor verde. As flores são pequenas, de cor rosa ou roxas, apresentando 5 pétalas e nascem nos ramos após a queda das folhas. O fruto tem a casca recoberta por uma leve penugem e contêm polpa sumarenta. Em seu interior há uma noz, que é rugosa e resistente, e ao ser partida revela uma somente oval. Logo após o aparecimento dos frutos. Os mesmos devem ser ensacados para evitar ataque de insetos e larvas. Largamente cultivada em regiões de clima temperado, não apresenta exigências quanto ao solo, podendo nascer naturalmente até em depósitos de detritos. As maiores culturas, no Brasil, se encontram nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Os frutos aparecem no verão e a maturação ocorre rapidamente. As folhas podem ser colhidas na primavera e os frutos, na época em que suas cascas adquirem cor amarelo-ouro, com tons avermelhados.

Parte utilizada: Folhas, flores, frutos.

Origem : Pérsia e China. Foi introduzida no Brasil por volta de 1532, vinda da ilha da Madeira, em Portugal.

Modo de conservar : As folhas são secas à sombra, em local ventilado e sem umidade. Armazenar em sacos de papel, pano ou em vidros. Os frutos podem ser consumidos frescos, em conserva ou geleia.

Indicações: laxante (leve).

Modo de Usar :

Diurético: regularizador das funções intestinais : lava muito bem 3 frutos e corte-os em duas partes. Retire a casca e caroço. Coma de manhã, em jejum.

Erupções cutâneas de causas diversas; contusões; anifúngico : em um pilão, coloque 2 colheres de sopa de folhas frescas picadas e amasse bem. espalhe sobre um pano ou gaze e aplique como compressa na região afetada ou irritada.

Calmante da tosse dos cardíacos; diurético; estimulante respiratória : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesas de folhas bem picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, de 2 a 3 vezes ao dia.

Máscara facial tônica : lave muito bem 2 frutos, corte-os pela metade e retire a casca e o caroço. Em um recipiente, coloque as metades dos frutos e adicione 1/2 copo de leite. Esmague os frutos e acrescente 1 colher de sopa de farinha de trigo ou de arroz. Misture bem, até a consistência de uma pasta. Lave o rosto e aplique essas pasta, com exceção da região dos olhos. Deixe agir por 30 minutos e enxágue com água morna.

Pessego

Dieta  de 21 dias